Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Poesia na pele': visitantes registram versos de poemas amapaenses no corpo durante a 1ª Folia Literária do Amapá

Programação fez parte do Piquenique Cultural, espaço que homenageia os escritores Ivo Torres e Alcy Araújo.

Por Winicius Tavares
29/10/2023 18h00

Os versos foram escritos por canetinhas com tinta removível e que não oferecem risco à pele

Na Folia Literária Internacional do Amapá, promovida pelo Governo do Estado, o corpo e a arte tornam-se um só. Durante a programação, os visitantes da "Cidade Literária" montada no Parque do Forte, na orla de Macapá, puderam escrever na própria pele, em uma tatuagem temporária, os versos dos poemas de Ivo Torres e Alcy Araújo, poetas amapaenses homenageados nesta primeira edição da feira.

A iniciativa foi idealizada por Naldo Amaral, tatuador há 25 anos, que faz parte do Coletivo Juremas, organização que já realizou eventos como o Tattoo Solidário, oportunizando arte para a população. Acompanhado de desenhos, os versos foram escritos com canetinhas de tinta removível e que não oferecem nenhum risco à pele.

"É tudo por conta da arte. Eu adorei estar participando do evento com a minha arte. Quem sabe os trechos que foram escritos podem futuramente virar uma tatuagem definitiva", celebra Amaral.

Apreciadora da arte desde a infância, a acadêmica de letras, Dafne Souza, de 18 anos, veio prestigiar a Folia. A jovem tatuou em seu braço um dos poemas de Ivo Torres, com o verso "Meu amor, o alvo da primavera é você".

"O poema marca a noite de hoje, é algo que eu vou recordar posteriormente com certeza. Eu acabei fazendo essa tatuagem pois realmente foi um momento muito especial. Ver esse investimento na literatura aqui no estado é algo muito bom. É a primeira vez depois de um tempo que esses eventos estão voltando para o estado e eu acho que registrar isso é mais do que essencial", conta a estudante.

O estúdio de tatuagem a céu aberto chamou atenção de quem estava passando pela Cidade Literária, como é o caso da advogada Ayenn Teixeira, de 28 anos, que estava apenas comprando uma água e resolveu tatuar a obra 'Minha Poesia', de Alcy Araújo.

"O tatuador me mostrou um portfólio com várias poesias e eu escolhi a que mais me chamou a atenção. É uma experiência única e uma oportunidade para os artistas demonstrarem seus talentos.", relata a advogada.

O trecho escolhido e tatuado por Ayenn foi: "A minha poesia tem o ritmo gritante da sinfonia dos porões e dos guindastes", Alcy Araújo.

1ª Folia Literária Internacional do Amapá

Essa é a primeira programação voltada para a valorização da literatura, do livro e da leitura em 10 anos no Amapá. A feira integra o plano de gestão do Governo do Amapá e é realizada em parceria com as Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), com o apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP).

A primeira edição homenageia os escritores e poetas Ivo Torres e Alcy Araújo (in memoriam). São 54 artistas amapaenses, e 14 artistas de outros estados e países, como São Paulo, Alagoas, Amazonas, Roraima, Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, Pará, Rio Grande do Sul, e Guiana Francesa e Índia. A Folia encerra neste domingo, 29, quando é celebrado o Dia Nacional do Livro.

VEJA TAMBÉM
FOTOS: confira o 1º dia da Folia Literária Internacional do Amapá no Parque do Forte
FOTOS: poesia, debates e intervenções artísticas tomam conta do 2º dia de Folia Literária do Amapá

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!