Seed apoia criação de conselho escolar com participação ativa da comunidade
A primeira unidade de ensino a receber a equipe técnica da Seed foi a Escola Estadual Maria Ivone de Menezes, localizada no bairro Cidade Nova I.
Os conselhos escolares funcionam como uma estratégia de gestão democrática da educação pública.
A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, iniciou nesta sexta-feira, 2, uma agenda de visitas em escolas que possuem conselho escolar. A primeira unidade de ensino a receber a equipe técnica da Seed foi a Escola Estadual Maria Ivone de Menezes, localizada no bairro Cidade Nova I, zona Leste da capital.
Os conselhos escolares funcionam como uma estratégia de gestão democrática da educação pública. Eles permitem a democratização da escola com a participação direta da comunidade, estimulam a cidadania e valorizam o saber e a cultura do estudante. No Amapá, das 398 escolas estaduais ativas, somente 42 possuem conselho escolar.
Na ocasião, a titular da Seed enfatizou a importância da formação e da atuação dos conselhos escolares como ferramenta para desenvolver a gestão democrática. A visita também serviu para identificar as demandas da comunidade escolar bem como conhecer os projetos que estimulam o processo de ensino-aprendizagem.
“É importante haver mobilização dos gestores e professores para trazerem a comunidade para dentro da escola. Dessa forma, o conselho escolar contribui muito com a transparência das informações e a participação integrada de todos”, afirmou a secretária.
A diretora da Escola Estadual Maria Ivone de Menezes, Maria de Lourdes Gama, contou que o conselho escolar, criado há quase um ano, já rendeu pontos positivos na gestão da unidade. “Nos reunimos mensalmente para expor e discutir as principais dificuldades e os projetos da escola. Com a participação da comunidade, fica mais fácil, inclusive, para os responsáveis dos alunos, entenderem a nossa situação e de alguma forma contribuírem com soluções”, destacou.
Conselho Escolar
Os conselhos de educação inserem-se na estrutura dos sistemas de ensino como mecanismos de gestão colegiada, para tornar presente a expressão da vontade da sociedade na formulação das políticas e das normas educacionais e nas decisões dos dirigentes.
O órgão é formado por diversos segmentos da comunidade escolar: professores, funcionários da escola, pais, entre os membros que, direta ou indiretamente, estão ligados ao processo educacional. As competências dos conselhos dividem-se em quatro principais: deliberativa, consultiva, fiscal e mobilizadora.
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