Governo do Amapá incentiva adesão dos municípios ao fórum de gestores municipais
Evento reuniu representantes de Amapá, Laranjal do Jari, Santana, Macapá, Mazagão e Tartarugalzinho.
O Fórum de Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial garante a efetividade das políticas públicas
O Governo do Estado reuniu representantes dos municípios do Amapá, Laranjal do Jari, Santana, Macapá, Mazagão e Tartarugalzinho para a adesão ao 'Fórum de Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial'. O grupo atua como uma instância consultiva e articuladora, integrando os representantes e garantindo a efetividade das políticas públicas pelo combate às formas de intolerância racial e religiosa.
O evento, que aconteceu no auditório do Amapá Previdência (Amprev), na terça-feira, 31, é organizado pela Fundação Estadual de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial do Amapá (Fundação Marabaixo). O órgão é responsável pela intermediação da adesão, e busca acompanhar ações afirmativas nos municípios do estado.
A diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos, destaca que o Fórum de Gestores é o espaço para construir políticas com equidade racial.
“O povo do Amapá é o povo negro, indígena e ribeirinho, então, nós precisamos dialogar com secretários e gestores de outros lugares para construir políticas afirmativas para o estado”, afirma Josilana.Durante a programação, os representantes das coordenadorias e secretarias de promoção da igualdade racial dos municípios puderam expressar suas vontades em contribuir ativamente para o sucesso do Fórum de Gestores.
O secretário de Promoção da Igualdade Racial do município de Santana, Caio Corrêa, também falou sobre a importância do Fórum de Gestores e como ele ajuda a distribuir informações.
“O apoio do Governo do Estado é essencial. Macapá é o maior município que temos e muitas diretrizes vêm para cá, e a Fundação Marabaixo, em parceria com nós, gestores de outros lugares, podemos levar benefícios a quem está na ponta”, disse o secretário.
A partir da adesão ao Fórum de Gestores, o direcionamento e a execução a nível estadual serão seguidos pelo regimento interno, que promove ações afirmativas, como a efetividade das políticas públicas pela igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos e o combate à discriminação.
Políticas de Estado para população negra
Além do Fórum de Gestores Municipais, a Fundação Marabaixo, apresenta outros projetos de políticas públicas estaduais de igualdade racial.
O projeto Afro Mulher possui como principal objetivo garantir a implantação, efetivação e ampliação das políticas públicas de igualdade racial. Através de projetos, ações e atividades, caminhos para consolidação das ações iniciadas são abertos, além de garantir melhor eficácia na promoção da igualdade racial com equidade no Amapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!