Governo do Amapá inicia campanha Novembro Azul com ação de atenção à saúde do homem
A ação marca o início da campanha de conscientização ao diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Diversos serviços foram ofertados para os servidores, como aferição da pressão arterial
Com foco na prevenção e conscientização da saúde do homem, o Governo do Amapá realizou uma ação para os servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta quarta-feira, 1º. A iniciativa marca o início da campanha Novembro Azul, que tem ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Diversos serviços foram ofertados para os servidores, como aferição da pressão arterial, testagem rápida para HPV, sífilis, hepatite B e C, palestras educativas, distribuição de preservativos e vacinação contra febre amarela, bivalente e tríplice viral.
Para o servidor Weliton Barreto, a ação serve para quebrar paradigmas sobre a baixa procura por cuidados médicos, por parte dos homens.
“É muito importante para termos um momento de cuidado e atenção com a saúde do público masculino”, afirma Weliton.
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata atinge, em 75% dos casos, homens a partir de 65 anos de idade, sendo o tipo de câncer mais frequente em homens no Brasil, depois do câncer de pele.
“O Novembro Azul vai trabalhar, além do câncer de próstata, todas as formas de agravo para a saúde do homem, incluindo hipertensão, diabetes, problemas cardíacos, entre outros. A prioridade é criar uma rede de informações que cheguem até o público-alvo, mostrando a importância do diagnóstico para qualquer tipo de doença, mas principalmente do câncer de próstata”, afirma o responsável técnico do programa estadual de saúde do homem, Roosevelt Pureza.
Prevenção
A detecção precoce do câncer é importante para que o tumor seja detectado em fase inicial, e possibilitar maiores chances de um tratamento bem-sucedido.
Dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite são alguns dos sintomas do câncer de próstata. Na presença dos sinais e sintomas, é recomendado que se procure primeiramente as Unidades Básicas de Saúde, para os primeiros exames para, assim, ter um encaminhamento para a investigação do câncer de próstata com especialista.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!