Governo do Amapá inicia novo protocolo de tratamento para pacientes com câncer de próstata
Nova medicação é mais efetiva e traz maior comodidade e conforto aos usuários. Neste primeiro momento, serão atendidos 120 pacientes da Unacon.
A leuprorrelina é uma medicação que impede o desenvolvimento de tumores dependentes de hormônios
Como parte da campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata, o Governo do Amapá iniciou nesta quarta-feira, 1º, um novo protocolo de tratamento para os pacientes atendidos pela Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon). A partir de agora, eles passam a receber a leuprorrelina, uma medicação que impede o desenvolvimento de tumores dependentes de hormônios.
O Ministério da Saúde investiu mais de R$ 500 mil nos medicamentos. Neste primeiro momento, foram enviadas 400 unidades para o estado, uma quantia que irá suprir a necessidade de 120 pacientes cadastrados e acompanhados pela Unacon. O coordenador da assistência farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Carlos Sena, explicou que a medicação proporciona maior segurança e comodidade aos usuários.
“O medicamento além de efetivo no tratamento da doença, tem melhor adesão pelo paciente já que é administrado a cada seis meses, possibilitando um acompanhamento com intervalos maiores, diminuindo o deslocamento para a unidade”, pontuou Sena.
Segundo o responsável técnico pela farmácia da Unacon, Paulo Sérgio Souza, a administração do remédio acontece por meio de injeção subcutânea, e traz mais conforto ao paciente, já que a agulha utilizada é três vezes menor comparada com a anterior.“A agulha da leuprorrelina é três vezes menor e menos calibrosa, o que alivia ainda mais a dor do paciente durante a aplicação. Estamos muito felizes com esse novo protocolo, que traz um pouco mais de conforto para enfrentar esse processo de tratamento”, detalhou Souza.
Desde janeiro, a Sesa tem trabalhado para manter as farmácias de todas as unidades hospitalares abastecidas, como apontou a secretária de estado da Saúde, Silvana Vedovelli.“Em 10 meses, o Governo do Amapá já investiu mais de R$ 30 milhões na compra de medicamentos e correlatos para que nenhum paciente fique sem medicação. Ainda temos algumas faltas, mas trabalhamos diariamente para suprir. Novos protocolos, como o que estamos começando hoje, são uma vitória principalmente para esses usuários que antes tinham que ser submetidos a diversas administrações de medicação”, frisou Vedovelli.
Novembro Azul
A campanha tem como objetivo divulgar informações sobre a saúde do homem e fortalecer as recomendações para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer.
O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, e a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!