Governo do Amapá dá início às obras de reforma da Maternidade Mãe Luzia em Macapá
Principal hospital da mulher no estado também será modernizada para garantir um atendimento mais digno às grávidas.
A reestruturação passará pela cobertura, remoção de paredes, recuperação do piso, pavimentação externa, instalação elétrica e hidrosanitária
Como parte da política de reestruturação da saúde pública no estado, o Governo do Amapá deu início às obras de reforma do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), em Macapá. Nesta sexta-feira, 3, o governador Clécio Luís esteve na unidade para acompanhar os trabalhos que vão requalificar e modernizar os ambientes da principal maternidade do estado.
Estão previstos na estrutura predial da unidade hospitalar, que completou 70 anos em setembro, a reforma da cobertura, remoção, readequação de paredes, recuperação do piso, pavimentação externa, instalação elétrica e hidrosanitária, além de melhorias no descarte de resíduos. Alguns ambientes já estavam passando por intervenção como as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
“Esse ainda não é um ambiente digno para as mulheres terem seus bebês. Já estávamos fazendo alguns reparos como a reforma de duas UTIs, mas agora vamos poder fazer a reforma geral que vai mudar completamente o atendimento. É uma obra estimada para 7 meses, que inicialmente vai gerar transtornos, mas que no final valerá a pena e trará mais dignidade para os nossos futuros cidadãos. Mas, tudo também só está sendo possível pela sensibilidade do senador Randolfe que garantiu os recursos para ampliação das obras na unidade”, enfatizou o governador.
Foram destinados R$ 5 milhões, através de emenda do senador Randolfe Rodrigues, que também acompanhou o andamento dos primeiros serviços na maternidade.“Essa emenda é fruto da necessidade apontada pelo corpo técnico aqui do hospital. Em janeiro nossa equipe esteve aqui para ouvir as profissionais e conhecer as principais demandas, e agora estamos dando início a essa obra que vai readequar e dar mais dignidade para mais de 7 mil mulheres e crianças que passam pelo hospital”, disse o senador.
Com o recurso também será realizada a ampliação e organização da área da recepção para proporcionar um atendimento mais humanizado para as grávidas, como comentou a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.“Com a recepção ampliada conseguiremos acolher nossas gestantes desde a entrada até a sua saída, garantindo um atendimento humanizado, respeitando o direito das mulheres ao acompanhante e tornando assim, o momento do nascimento mais feliz como deve ser”, explicou Vedovelli.
Melhorias
Desde o início da nova gestão o Governo do Estado tem realizado intervenções pontuais no Hospital da Mulher Mãe Luzia como a reforma total do telhado e da unidade semi-intensiva, que possui 30 leitos, e a reformada Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) que está em fase de conclusão.
Além da estrutura física, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) investiu na aquisição de equipamentos, como a compra de 10 incubadoras novas e um aparelho moderno de raio-x.
Hospital da Mulher Mãe Luzia
Fundado em 13 de setembro de 1953, o Hospital da Mulher Mãe Luzia é a principal maternidade do Estado do Amapá, e única referência para atendimento de neonatologia e gravidez de alto risco.
O hospital, que possui 889 servidores, é responsável por realizar cerca de 1.500 atendimentos e 500 partos por mês, sendo que 10% das mulheres que dão entrada na unidade são oriundas de municípios paraenses como: Chaves, Afuá, Breves e Almeirim.
Sua estrutura atual conta com 195 leitos, distribuídos em enfermarias, centro pós-operatório, UTIs, ambientes de parto normal e tratamento (curetagem). O local também é a única unidade hospitalar no estado com UTI Neonatal, que atualmente possui 28 leitos e passa por reforma para ampliar para 32 o número.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!