Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Pela primeira vez, Governo do Amapá garante transporte público gratuito nos dias de provas do Enem

Medida vale para rotas municipais e intermunicipais entre Macapá, Santana e Mazagão. Mais de 7,5 mil estudantes serão beneficiados. 

Por Da Redação
03/11/2023 17h40

Medida vale para rotas municipais e intermunicipais

Pela primeira vez, o Governo do Amapá garante gratuidade nas rotas municipais e intermunicipais dos transportes públicos nos dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), beneficiando, principalmente, mais de 7,5 mil alunos da rede pública inscritos para a avaliação neste domingo, 5, e no dia 12 de novembro. O governador, Clécio Luís, assinou nesta sexta-feira, 3, o decreto que institui a gratuidade.

VEJA AQUI O DECRETO

A medida vale tanto para os ônibus que circulam dentro de Macapá como para aqueles que interligam a capital aos municípios de Santana e Mazagão. Em todo o estado, mais de 28 mil pessoas estão inscritas para fazer a avaliação e podem ter acesso à gratuidade do transporte público, das 7h às 21h. 

“O Governo do Amapá vai bancar as passagens do transporte público municipal e intermunicipal nesses dias para que as pessoas possam utilizar os ônibus e fazer as provas com muita tranquilidade”, reforçou Clécio Luís. 

A gratuidade é fruto de uma parceria com o Sindicato de Empresas de Transportes de Passageiros do Amapá (Setap) para incentivar os amapaenses a participarem do exame, que se tornou uma porta de entrada para o nível superior em todo o Brasil. Para formalizar a política pública, a Secretaria de Estado de Assistência Social formalizou um Termo de Fomento para ressarcir a entidade. 

Para aluna Jaqueline Silva, de 19 anos, que estuda na Escola Estadual Mário Quirino da Silva, em Macapá, a medida garante mais inclusão e oportunidades.

“Como eu caí para uma escola longe e teria que pagar duas passagens só pra chegar lá, me sinto aliviada em saber que pelo menos o transporte vai ser gratuito. A gente não vai ter mais essa preocupação. A nossa capacidade já está cheia tanto com a prova que está chegando, quanto com a ansiedade. A gente se sente realizado em saber que o governo olhou para a gente e pensou nisso”, celebrou a estudante.

Aulão da Central do Enem

A gratuidade nos transportes públicos acontece no mesmo dia de abertura do ‘Aulão da Central do Enem’, uma ação que busca auxiliar na preparação de estudantes da rede pública para as provas. Um time de 20 professores repassa sugestões para os jovens responderem as questões e, ao mesmo tempo, estarem tranquilos no momento da avaliação, o que ajuda a garantir um bom desempenho. 

O primeiro aulão, no dia 3 de novembro, terá como foco as áreas de linguagens, ciências humanas e redação, de acordo com o cronograma do exame. Já no dia 10 de novembro, o aulão será voltado às áreas de matemática e ciências da natureza. Para participar, o aluno deve se inscrever na direção da escola e ir uniformizado nos dias do evento.

Maior Alcance

O  ‘Aulão da Central do Enem’ é voltado para estudantes dos municípios de Macapá, Santana e Mazagão, contudo, a Secretaria de Estado de Educação (Seed) encaminhou materiais didáticos para que escolas do interior possam reforçar a preparação de seus alunos. 

Em outra frente, a Seed garante suporte para que estudantes do arquipélago do Bailique, pertencente a Macapá, pudessem se deslocar à zona urbana da cidade para realizar as provas, uma vez que as avaliações não serão aplicadas no distrito.  São 28 jovens que recebem apoio, com deslocamento, alimentação, estadia, além de revisões de conteúdos.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!