Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘A revisão dá mais certeza de que não esquecerei algo importante na prova’, diz aluno no primeiro Aulão Show da Central do Enem

Bruno Almeida foi um dos mais de 5 mil estudantes presentes no evento, promovido pelo Governo do Amapá, no Estádio Zerão.

Por Bárbara Ribeiro
03/11/2023 21h05

Durante a revisão, os estudantes puderam receber dicas para fazer a prova e participar da Feira de Profissões

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo, 5, pensando nisso, o Governo do Amapá promoveu, na tarde desta sexta-feira, 3, o primeiro dia do Aulão Show da Central do Enem 2023, no Estádio Zerão, em Macapá, para que os alunos pudessem ter a última revisão antes da prova de linguagens, ciências humanas e redação.

Bruno Almeida, que está na 3ª série do ensino médio na Escola Estadual Elizabeth Picanço, foi um dos mais de 5 mil estudantes presentes no evento. Ele fez questão de acompanhar as dicas dos professores para a avaliação.

"Nem cogitei a possibilidade de não vir. Essa última revisão dá mais segurança, mais uma certeza de que não vou esquecer algo importante na hora da prova", disse Bruno.

A Central do Enem existe desde 2016 e tem objetivo de preparar, de forma gratuita, os estudantes concluintes do ensino médio da rede pública de ensino do Estado. Atualmente conta com um time de 20 professores que atuam nas áreas de ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. As atividades são desenvolvidas em 17 escolas polos, em Macapá e Santana.

A estudante Maria Eduarda da Silva, de 18 anos, apostou na Central para se preparar para o Exame que garante vaga nas universidades públicas do país.

"Mesmo com condições de pagar um cursinho, eu e meus pais decidimos ficar com o preparatório da Central do Enem, por ter professores qualificados. Minha escola também sempre tem uma média boa nas redações, então me sinto preparada e confiante porque tive ótimos profissionais nessa caminhada", contou Maria, aluna do último ano da Escola Estadual Augusto dos Anjos.

Um olhar além

Mais de 7 mil estudantes farão o Enem este ano no Amapá, e para que eles entrassem no clima de vestibular ou de pensar no futuro acadêmico, o Governo do Amapá abriu o Estádio Zerão também para a Feira de Profissões, onde instituições de ensino superior que atuam no estado, pudessem mostrar seus programas de bolsa e cursos disponíveis.

A oportunidade foi muito bem recebida pela jovem estudante Amanda Almeida. "Esse momento da Feira foi bem importante, tenho 17 anos, ainda não tô certa da profissão que quero seguir, mas saber quais opções eu tenho perto de mim influencia na minha decisão", reconheceu.

Além das instituições de ensino superior, os centros de ensino profissionalizantes também estiveram presentes no evento. João Espíndola, que cursa a 2ª série do ensino médio na Escola Estadual Sebastiana Lenir, ficou bastante interessado no stand do Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima.

"Antes eu via a música como hobby, ai hoje conheci um pouco mais sobre o Centro Walkíria Lima e confesso que estou pensando em seguir de forma profissional no ramo", contou.

Além do Walkiria Lima, estavam presentes o Centro Cultural Franco Amapaense, Centro Estadual de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand, Centro Integrado de Formação Profissional em Pesca e Aquicultura do Amapá (Cifpa), Centro de Arte e Cultura Bi Trindade, Centro de Artes Visuais Cândido Portinari, Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza, Centro de Educação Profissional de Santana Profª Maria Salomé Gomes Sares e Centro de Ensino Profª Josinete Oliveira Barroso. Todos oferecem cursos gratuitos de ensino técnico ou profissionalizante para os amapaenses que querem ingressar no mercado de trabalho após concluírem o ensino médio.

Para marcar na agenda

A programação do Aulão Show da Central do Enem se estende para a próxima sexta-feira, 10, quando será realizado o segundo dia da revisão, também no Estádio Zerão, com abertura dos portões às 12h. Esta segunda etapa será destinada para revisão dos conteúdos nas áreas de Matemática e Ciências da Natureza. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!