Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Com apoio do Governo do Estado, grupo Senzalas retorna aos palcos com projeto ‘Tambores no Meio do Mundo’, em Macapá

Primeira apresentação de um total de cinco contará com participação especial de Sabrina Zahara, Poetas Azuis e Bell Brandão, na sexta-feira, 10.

Por Rafaela Bittencourt
07/11/2023 08h00

Ao todo serão cinco shows realizados até dezembro, na capital

O projeto ‘Tambores do Meio do Mundo’ retorna a partir desta sexta-feira, 10, com show gratuito para a população, no Largo dos Inocentes (Formigueiro), atrás da Igreja São José, no centro de Macapá, a partir das 20h. O evento, que conta com fomento do Governo do Amapá, marca o retorno do Grupo Senzalas aos palcos, trazendo participação especial de outros artistas, como Sabrina Zahara, Poetas Azuis e Bell Brandão.

O Senzalas, formado pelos cantores Val Milhomem, Joãozinho Gomes e Amadeu Cavalcante, promete um show marcante e de celebração à cultura do Amapá. O grupo completou 20 anos em 2022, quando iniciaram a série de shows para comemorar a data especial. Para 2023, o projeto promete uma imersão na cultura e mescla em linguagens culturais diversas, como a poesia.

O show faz parte de um total de cinco performances que seguem até dezembro, na capital. As apresentações são patrocinadas com fomento executado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e apoio do senador Randolfe Rodrigues. A atividade integra o projeto “Arte nas Ruas”, realizado pela Associação Artística Cultural Ói Nóiz Akí.

“O Governo do Amapá garante um investimento fundamental na produção cultural diversa que temos no estado, esse é o papel da gestão pública enquanto construtora de uma política de fomento que investe no setor. O grupo Senzalas tem esse papel que vem exercendo há mais de duas décadas, ou seja, é algo consolidado que tem se mostrado de grande relevância para o Amapá”, reforça a secretária de Cultura do Amapá, Clicia Vieira Di Miceli.

Segundo o cantor Val Milhomem, o momento é de celebrar a diversidade cultural produzida no Amapá, o projeto surgiu com o propósito de inclusão das mais diversas linguagens artísticas para se tornar, de fato, uma vitrine cultural de fácil acesso ao público.

“Este é um projeto que tem 20 anos e foi retomado agora, com convidados e uma programação que foi montada para todas as pessoas, famílias, para quem quer se divertir  e aproveitar esse espaço público com o melhor da nossa música. A nossa intenção é dar oportunidade para artistas que estão começando, assim como também quem já têm seu trabalho consolidado. Então a gente mistura a dança, a poesia, o teatro, enfim, queremos criar um espaço de resistência cultural”, destaca o cantor Val Milhomem.

Grupo Senzalas

Senzalas é um grupo musical formado em 1997 pelos amapaenses Amadeu Cavalcante, Val Milhomem e Zé Miguel e o paraense Joãozinho Gomes, como uma expressão da cultura e da identidade amapaense e amazônica.

A partir de bases rítmicas do Marabaixo e do Batuque, o grupo criou sua musicalidade própria e vem criando experimentos e possibilidades, produzindo fusões inventivas com o reggae, o zouk, o funk e o carimbó.

“É fundamental esse investimento para movimentar a cultura, para que o recurso financeiro chegue na atividade fim, porque não somos nós, é o público que vai assistir. Nós somos apenas o fio condutor que vai levar esse entretenimento, essa cultura para o povo”, reforça o cantor. 

Como criador e difusor de música popular do norte do Brasil, o Senzalas tem dado uma contribuição importante para firmar a cultura da Amazônia no cenário da nova música brasileira. O show já foi apresentado até mesmo fora do Amapá, para públicos no Rio de Janeiro, São Paulo, Alemanha e Guiana Francesa. 

“Já faz um tempo que a gente vem trabalhando e montando o repertório, e estamos retornando com uma formação com o naipe de metais, que era um ponto muito forte do Senzalas e que havíamos retirado, será uma novidade para essa edição, a gente retorna a uma formação mais original, mais parecida com o começo do Senzalas”, conta Val Milhomem.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!