Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá orienta jovens de Santana sobre prevenção à gravidez na adolescência 

Ação faz parte de um projeto promovido pelo Ministério Público Estadual em escolas estaduais. 

Por Mônica Silva
07/11/2023 12h45

A ação teve início nesta terça-feira, 7, na Escola Estadual Professor Francisco Walcy Lobato Lima

O Governo do Amapá apoia a ‘Oficina de Prevenção à Gravidez na Adolescência’ que leva orientações para alunos das escolas estaduais do município de Santana. O projeto é promovido pelo Ministério Público Estadual com a participação do Tribunal de Justiça e Secretaria Municipal de Saúde. O tema da iniciativa é ‘Prevenção da gravidez na adolescência, tudo tem seu tempo’. 

A ação teve início nesta terça-feira, 7, na Escola Estadual Professor Francisco Walcy Lobato Lima, no bairro Nova Brasília. Até sexta-feira, 10, o projeto também alcançará estudantes da Escola Estadual Alberto Santos Dumont e da Escola Estadual Professor Rodoval Borges Silva. 

A oficina é coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) com foco em alertar os jovens sobre as consequências da gravidez na adolescência e os riscos das infecções sexualmente transmissíveis. O objetivo é que esses adolescentes se tornem multiplicadores e compartilhem as informações. 

“A nossa proposta é despertar a reflexão e promover o diálogo entre os jovens e as suas famílias em relação ao desenvolvimento afetivo, autonomia e responsabilidade. E, ainda, incentivá-los a buscar orientações nas unidades de saúde sobre as formas de se prevenir”, pontuou a superintendente da SVS, Cláudia Monteiro. 

Todo conteúdo da oficina é repassado aos alunos por meio de atividades lúdicas e dinâmicas. O enfermeiro da SVS, Venceslau Pantoja, especialista em Educação Sexual, é responsável por apresentar a oficina aos alunos. 

“Esta abordagem envolve adolescentes sensibilizando outros adolescentes sobre questões relacionadas à saúde sexual e reprodutiva, é uma metodologia extremamente participativa buscando aproveitar as próprias vivências dos participantes no intuito de construir propostas de intervenção mais próximas da realidade dos adolescentes e jovens frente às vulnerabilidades enfrentadas em seu cotidiano”, explicou Pantoja.

A capacitação envolve vários eixos, entre eles: informar e esclarecer sobre saúde sexual, promover a educação em sexualidade, desenvolver habilidades de comunicação, fortalecer o protagonismo juvenil, fornecer informações sobre o processo de gravidez e paternidade na adolescência, fomentar o respeito e a igualdade de gênero.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!