Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Iapen divulga resultado da Operação Hégira no Amapá e forma mais de 30 policiais penais para uso de pistolas

Ação transferiu presos do regime fechado para a nova Unidade Prisional José Eder.

Por Marcelle Corrêa
07/11/2023 16h28

Diretor do Iapen, Luiz Carlos Gomes Jr. (centro), apresentou dados da Operação Hégira no Amapá

O Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça apresentaram nesta terça-feira, 7, o resultado da 2ª fase da Operação Hégira, que transferiu 16 presos do regime fechado para a nova Unidade Prisional José Eder.

A operação, que ocorreu na segunda-feira, 6, faz parte das tratativas do Governo do Estado com o Ministério da Justiça para o fortalecimento do sistema prisional. Na oportunidade, 31 policiais penais foram habilitados para o uso de pistolas recebidas pelo Iapen após treinamentos.

A nova unidade funciona com os mesmos protocolos de uma penitenciária federal com fiscalização intensa para a entrada de pessoas e objetos e tem alcançado a meta da Segurança Pública, de impedir o acesso dos apenados aos aparelhos celulares.

Dados do Iapen mostram que, após a primeira transferência de presos no mês de setembro, quando 17 apenados foram realocados na nova instalação, foi registrada uma queda de 50% nos índices de crimes contra a vida. Atualmente há 32 pessoas detidas no local.

"Firmamos uma parceria com a Secretaria Nacional de Políticas Penais para que nos desse o apoio para fazer dessa unidade, mais segura, com novos procedimentos de segurança que nos permite, ao cumprir alguns objetivos, dar também segurança ao trabalho dos policiais penais", explicou Luis Carlos Gomes Jr, diretor do Iapen.

Outra ação prevista na nova unidade é a ressocialização por meio da educação e de cursos profissionalizantes, a exemplo da fábrica de blocos. Segundo Cezar Delmondes, coordenador de Projeto, Inovação e Integração, da Diretoria de Inteligência Penitenciária (Dipen) da Senappen, a iniciativa está em fase avançada de licitação junto ao Ministério da Justiça.

"A Unidade José Eder não é apenas para contenção de pessoas privadas de liberdade de alta criminalidade, pelo contrário, é uma unidade que vai servir de padrão para essa revolução no Amapá. Em apenas um mês, já gerou uma redução, junto com outras operações da segurança pública, de 54% nos crimes violentos. O que é algo a se comemorar. É difícil na segurança pública uma operação ter resultados tão plausíveis em tão pouco tempo", comemorou Delmondes.

Investimentos

Mais de 100 pistolas Imbel MD6 foram disponibilizadas para o Instituto Penitenciário. Na terça-feira, o Iapen formou 31 policiais penais pela Escola de Administração Penitenciária, com capacitação e aperfeiçoamento profissional para a utilização da pistola. Novos agentes passarão pelas instruções para o manuseio do armamento.

O curso, segundo o diretor do Iapen, ofertou treinamento de aplicabilidade de técnicas avançadas de manuseio de armas de fogo, especialmente em situações emergenciais, tornando os agentes públicos habilitados para o uso, inclusive da lanterna tática em cenário dinâmico de combate com baixa luminosidade.

"O intuito é atender a demanda da sociedade e dos órgãos fiscalizadores na formação continuada de nossos servidores, através da capacitação e aperfeiçoamento profissional, favorecendo assim a elaboração de protocolos de ações e a atualização de procedimentos operacionais", explicou o diretor.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!