Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá promove cursos de qualificação profissional do projeto ‘Afro Mulher’ no conjunto Macapaba, em Macapá

Aulas atendem mulheres negras residentes no habitacional e promovem o empoderamento feminino.

Por Gabriel Penha
08/11/2023 07h58

O projeto oferece cursos de corte e costura, trancista, maquiagem, fabricação de biojoias e serigrafia.

O Governo do Amapá está promovendo cursos do projeto ‘Afro Mulher: Empreendedorismo, Inovação e Ancestralidade na Amazônia Amapaense’, na Escola Estadual Antônio Munhoz Lopes, no conjunto Macapaba, na zona norte de Macapá. As capacitações atendem 120 mulheres negras, residentes no habitacional com oficinas de maquiagem, transista, corte e costura, fabricação de biojoias e serigrafia.

Com previsão de encerramento para dezembro, o projeto que iniciou na segunda-feira, 6, tem como principal objetivo promover a qualificação profissional e o empreendedorismo entre as mulheres negras amapaenses.

Thaynara Borges, de 33 anos, uma das alunas do curso de fabricação de biojoias, garante que as capacitações são uma grande oportunidade de crescimento. “Atualmente estou desempregada, então vejo boas expectativas. Aqui, além de qualificadas, estamos sendo incentivadas a empreender com o que iremos aprender durante as oficinas”, afirmou.

Ao final dos cursos, as alunas receberão um kit especializado para iniciarem as atividades empreendedoras. Todas também irão participar de um desfile de moda, onde colocarão o aprendizado em prática.

Danniela Ramos, diretora técnica de Igualdade Racial da Fundação Marabaixo, destaca a importância da qualificação profissional. “Os cursos do ‘Afro Mulher’ estão atendendo sua principal finalidade, que é capacitar mulheres negras e mães do Conjunto Macapaba. A procura foi grande, estudamos realizar uma nova etapa aqui mesmo e expandir para outros pontos de Macapá, além de comunidades em outros municípios”, destaca.

Parte do Programa ‘Amapá Afro’, o ‘Afro Mulher’ é desenvolvido pela Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundação Marabaixo) em conjunto com a grife de moda afro-amapaense Zwanga Fashion.

“A parceria com o Governo do Estado nos permite multiplicar o empoderamento feminino às mulheres pretas, através da qualificação profissional e do empreendedorismo. E, acima de tudo, desperta o potencial de cada uma delas”, afirma a CEO da Zwanga Fashion, Rejane Soares.

Projeto Afro Mulher

O projeto Afro Mulher garante a implantação, efetivação e ampliação das políticas públicas de igualdade racial. Através de projetos, ações e atividades, caminhos para consolidação das ações iniciadas são abertos, além de garantir melhor eficácia na promoção da igualdade racial com equidade no Amapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!