Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Estado debate o fortalecimento da atenção odontológica no 1º Encontro de Saúde Bucal Coletiva: ‘Amapá Sorridente’

Evento debateu a descentralização dos atendimentos no estado, proporcionando o diálogo entre profissionais da área.

Por Paolla Gualberto
10/11/2023 09h00

Profissionais da odontologia do estado e das coordenadorias municipais da rede de atenção primária participaram do evento

Para evidenciar a importância do fortalecimento da atenção odontológica, o Governo do Estado promoveu o 1º Encontro de Saúde Bucal Coletiva: “Amapá Sorridente”, com objetivo de ampliar os debates na área e a descentralização dos atendimentos para garantir uma saúde pública mais eficaz e abrangente.

O evento, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO-AP) e Conselho Regional de Odontologia (CRO), realizado nesta quinta-feira, 9, no auditório do Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima, em Macapá, também estimulou a integração e a troca de experiências entre profissionais do estado e das oito coordenadorias municipais da rede de atenção primária à saúde.

A coordenadora geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, doutora Doralice Severo, ressalta que as demandas regionais relacionadas ao tema são de extrema importância para que o Ministério da Saúde possa entender, estudar e ampliar a assistência prestada ao cidadão, de acordo com a realidade de cada estado.

“É um evento muito importante. Primeiro por trazer a saúde bucal novamente a pauta administrativa, política e técnica. Segundo, porque possibilita ao Ministério da Saúde chegar muito mais próximo de onde o atendimento acontece, perto dos territórios e das equipes”, finaliza a coordenadora.

Dentistas, técnicos em saúde bucal e auxiliares dos três níveis de assistência em saúde tiveram a oportunidade de debater sobre as estratégias que favorecem os atendimentos realizados no Amapá, aumentando o nível de suporte aos pacientes. Além disso, receberam instruções sobre saúde coletiva da equipe do Ministério da Saúde.

“O mais importante é reunirmos toda a saúde bucal que trabalha com a rede SUS [Sistema Único de Saúde]. Essa união, que estamos tendo hoje, entre a atenção primária, secundária e terciária, que atende desde as Unidades Básicas de Saúde [UBS´s] até os hospitais, é fundamental para prestarmos um serviço de melhor qualidade para a população do nosso estado”, destaca a cirurgiã dentista e primeira dama do Amapá, Priscilla Flores.

O evento também tratou sobre as especificidades da saúde pública amapaense, para que os serviços de atenção odontológica possam seguir atendendo os usuários do SUS de acordo com a demanda regional e territorial do estado.

“É um encontro essencial para que todos possam discutir sobre a política nacional de saúde bucal como uma ferramenta efetiva para a nossa população. E reunir todos esses profissionais mostra a grandeza e o interesse do nosso estado em crescer ainda mais na assistência dos pacientes”, ressalta Cássia Klein, coordenadora estadual de Saúde Bucal.

Política nacional

A Política Nacional de Saúde Bucal foi instituída pelo Governo Federal em maio de 2023 e desde então passou a integrar o conjunto de diretrizes que configura o modelo de organização e atuação direcionado à atenção à saúde bucal no país. Sendo um instrumento para orientar as ações odontológicas em todos os níveis, no âmbito do SUS.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!