Fórum discute cooperação e medidas de fortalecimento da internacionalização do Amapá
O evento faz parte do Fórum RI 27, que é o Encontro dos Gestores de Relações Internacionais dos 27 Entes Federados brasileiros.
O Governo do Estado do Amapá (GEA), através da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, em parceria com o Sebrae, realizou na última segunda-feira, 5, no auditório do Sebrae Amapá, o I Fórum Estadual de Gestores de Relações Internacionais (FEGRI-AP). O evento faz parte do Fórum RI 27, que é o Encontro dos Gestores de Relações Internacionais dos 27 Entes Federados brasileiros, e busca unificar as informações de todos os órgãos do Estado, visando a cooperação internacional, o fomento de capacitações e o diálogo com as instituições federais, para que haja a consolidação de uma política de internacionalização do Estado do Amapá.
Durante o encontro, os gestores de Relações Internacionais dos diversos órgãos participantes falaram de seus desafios em cooperar nas diversas esferas de atuação como saúde, educação, agricultura, segurança pública, dentre outros assuntos. Todos destacaram que as propostas de trabalho precisam ser discutidas e sistematizadas, para que saiam de fato do papel.
Para Redson Barbosa, do Corpo de Bombeiro Militar do Amapá, esta é uma grande oportunidade que os participantes estão recebendo. Segundo ele, ainda existem muitas dificuldades de gestão dentro da área. Mas acredita que o Fórum seja uma importante ferramenta de diálogo, que possibilita eliminar esses gargalos.
“Acho muito gratificante que possamos estar interagindo com todas as secretarias de Estado e demais órgãos, pois assim, conseguiremos condensar todas as informações que consideramos importantes de cada pasta e possamos conduzi-las de forma mais precisa e dinamizada ao Governo do Estado, para que assim, ele tenha um amplo entendimento das necessidades de cada órgão. Desta forma, todos saem ganhando, governo, entidades e principalmente a população”, destacou Barbosa.
Ao final do encontro foi criado o comitê de gestão, além de duas comissões que irão atuar na catalogação do banco de dados produzidos ao longo dos anos pela cooperação no Estado do Amapá e a outra que irá produzir um colóquio para divulgação destes dados. As comissões também irão trabalhar na organização da X Comissão de Cooperação Transfronteiriça Franco-Brasileira que acontecerá em dezembro deste ano, na Guiana Francesa.
“Na reunião da Comissão Mista Transfronteiriça são realizados os balanços das ações e assinatura de acordos entre as duas regiões com a presença do auto comissariado da França e do Brasil. Por isso, torna-se imprescindível que os gestores de Relações Internacionais estejam sempre reunidos, para que possamos ouvir e discutir sobre as ações já executadas e também, as futuras. Desta forma elas serão recepcionadas e melhor expostas pelo governador do Estado durante a reunião da comissão”, destacou a assessora de Relações Internacionais da Agência Amapá, Lidiane Vieira.
Participaram do Fórum os assessores de Relações Internacionais da Unifap, Ueap, Sesa, Fecomércio-AP, CCFA, Rurap, Ifap, Sete, Sejusp, Diagro, Sesi, Senai, Sedel, Cedec, CBMAP, Setur, Embrapa, Sebrae e Agência Amapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!