Governo do Amapá promove acolhimento para participantes do segundo dia de Enem 2023
Professores da rede estadual recepcionaram os candidatos com entrega de chocolate e palavras de incentivo.
Candidatos são acolhidos na Escola Estadual Tiradentes
Para recepcionar os candidatos que participaram do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo, 12, o Governo do Amapá promoveu ações de acolhimento em dois locais de prova da capital, a Escola Estadual Gabriel de Almeida Café e a Escola Estadual Tiradentes, onde os participantes foram recebidos com chocolates e palavras de motivação.
Os profissionais que acolheram os candidatos são coordenadores e professores do projeto Central do Enem, que, ao longo do ano, promove aulas preparatórias, com foco no exame. Em 2023, a iniciativa alcançou mais de cinco mil estudantes da rede pública em dois dias de ação.
O professor de redação Edivar Mota, de 47 anos, teve a oportunidade de recepcionar quatro estudantes que assistiram suas aulas. Na ocasião, o educador afirmou que acompanhar os alunos até o portão do local de prova é a recompensa de um ano inteiro de trabalho.
“O Enem deixa os alunos tensos e nervosos, porque eles precisam lutar por uma vaga nas universidades. Então, é nosso papel trazer uma descontração. Sinto uma alegria muito grande em ver meus alunos indo fazer a prova, porque acompanhamos a preparação ao longo de todo o ano. Creio que eles vão conquistar um espaço na universidade", contou o profissional.O estudante Linkon de Lima, de 17 anos, é um dos que assistiram às aulas de Edivar na Central do Enem, e conta que esse acolhimento o ajudou a relaxar antes da prova.
“Participei dos dois dias de ‘Aulão’ e ele ajudou a abrir a minha cabeça pra várias dicas. Minha expectativa para a prova é bem boa, quero fazer Ciências da Computação. Fiquei nervoso no meu primeiro dia, mas agora estou mais tranquilo”, revelou o adolescente.
O Enem é o principal método de entrada no ensino superior do país. No Amapá, mais de 7,5 mil estudantes da rede pública estão inscritos no exame deste ano.
O aposentado Dalton Pinheiro, de 65 anos, fez questão de acompanhar sua neta, Kauane Pinheiro, ao local de prova. O avô a levou até a Escola Gabriel de Almeida Café de bicicleta, e conta que toda a família está empenhada em garantir o futuro da estudante.
“Pra mim é um privilégio trazer ela para fazer a prova. É um orgulho pra mim ajudar ela de alguma forma a realizar os sonhos. Pedalamos do [bairro] Pacoval até aqui, e estamos todos garantindo que ela se saia bem”, conta Pinheiro.
Enem 2023Neste domingo, os inscritos retornaram aos locais de prova para responder 90 questões que abordam os temas de matemática e ciências da natureza. O segundo dia de provas marca o fim de uma programação que ocorreu ao longo de 2023, com projetos para auxiliar os estudantes, como a Central do Enem.
Além do reforço nas escolas, este ano também marca a primeira vez em que o Governo do Amapá garantiu a gratuidade do transporte público nos dois dias do exame. Toda a população pode usufruir do benefício até às 21h deste domingo, em uma medida que facilita o transporte até os locais de prova.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!