Governo do Amapá capacita servidores do Hospital Estadual de Oiapoque para atendimento de pacientes psiquiátricos
Ação coordenada pela Secretária de Saúde busca treinar os profissionais para atuar no acolhimento de usuários em surto ou crise.
Curso reuniu servidores para abordar manejo de crise e acolhimento de pacientes
O Governo do Amapá capacitou profissionais do Hospital Estadual de Oiapoque (HEO) no manejo de crise de pacientes psiquiátricos e fluxo da rede pública. A atividade, que integra o projeto de Educação Permanente em Saúde Mental, busca promover a organização dos atendimentos para implantação futura de enfermarias exclusivas de saúde mental no hospital.
De acordo com o coordenador de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), André Romero, as capacitações preparam os servidores para realizar um acolhimento adequado aos pacientes no momento de surto ou crise, e ajuda a descentralizar os atendimentos na capital, Macapá, pois os usuários poderão ser tratados no próprio município.
“A capacitação prepara o serviço público de toda rede estadual para melhor organizar o fluxo interno de cada hospital, no que diz respeito às demandas de pacientes que entram em crise e surto, para que os mesmos sejam acolhidos e acompanhados pela rede local e o hospital estadual mais próximo como referência. Assim desafogamos o Hospital de Emergências de Macapá e proporcionamos a expansão de cobertura e atendimentos da Rede de Atenção Psicossocial do Amapá”, explicou o coordenador.
A diretora do Hospital de Oiapoque, Natália Coutinho, disse que durante esse ano o hospital registrou um aumento de atendimento de pacientes, e que o treinamento, realizado na última semana, contribui para atualizar e preparar os profissionais da unidade.“Percebemos um aumento de pacientes psiquiátricos que dão entrada em situação de crise, daí vimos a necessidade de que nossos profissionais estivessem atualizados quanto ao manejo desse paciente, principalmente quando ele está agressivo, respeitando seus direitos, suas individualidades e estabelecendo um vínculo de confiança e acolhimento” relatou a diretora.
A Sesa já proporcionou a capacitação no Hospital de Emergência Oswaldo Cruz (HE), Hospital da Criança e Adolescente (HCA), Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), referências nos atendimentos em Macapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!