Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

No Dia Mundial do Diabetes, Governo do Amapá alerta para importância de medidas preventivas

Estado tem mais de 19 mil pessoas com algum tipo da doença.

Por Andreza Teixeira
14/11/2023 15h31

Teste de glicemia ajudam a detectar a doença

A data 14 de novembro marca o Dia Mundial da Diabetes. No Amapá, 19.110 pessoas são acompanhadas pelos órgãos de saúde em decorrência da doença. Para sensibilizar a população sobre o diagnóstico e a prevenção, durante o mês de novembro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove ações para rastrear novos casos, encaminhar a população para os serviços de diagnóstico e tratamento, aferir a pressão arterial, além de ações educativas. 

Com a programação, o objetivo é estimular a conscientização, a prevenção e o combate à doença, que é causada por diversos fatores socioeconômicos, demográficos, ambientais e genéticos. 

“Nosso objetivo é alertar a população para a necessidade da prevenção, da detecção por meio das consultas regulares de rotina e orientação para novos hábitos, que podem prevenir a doença e diminuir as complicações causadas pela diabetes”, explicou a secretária de assistência em saúde, Tânia Vilhena.

Diabetes Mellitus

São diversos os tipos de diabetes, os mais conhecidos são os tipos 1 e 2 e o gestacional. O Tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também.

O Tipo 2 aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz ou não produz na quantidade suficiente para controlar a taxa de glicemia. Cerca de 90% das pessoas com diabetes têm o Tipo 2, que se manifesta mais frequentemente em adultos.

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil predomina a diabetes do tipo 2, ligado à obesidade, à alimentação não saudável e à falta de atividade física estão diretamente ligadas ao aumento de casos.

A gestacional surge durante a gravidez e, caso não seja tratada adequadamente, pode comprometer a saúde da mãe e do bebê.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!