Ação humanitária: Governo do Amapá inicia atendimentos sociais e entrega de água a moradores do Bailique
Iniciativa busca auxiliar a população que sente os efeitos da salinização das águas do Rio Amazonas.
Secretaria de Estado de Assistência Social recebe os moradores da localidade
O Governo do Amapá iniciou nesta segunda-feira, 13, o cadastro de moradores do arquipélago do Bailique, pertencente ao município de Macapá, para a entrega de kits de alimentação e água potável. A iniciativa faz parte da ação humanitária para auxiliar as famílias da região, que enfrenta a salinização do Rio Amazonas.
Os moradores também já começaram a receber mais de 400 litros de água doce para uso comum, enviados pelo Governo do Estado no domingo, 12. A entrega é conduzida pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) e pela Defesa Civil. A água será armazenada para uso em atividades domésticas.
O trabalho de cadastro para entrega dos kits de alimentação é coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social. Nos próximos dias, a ação humanitária também levará aos moradores serviços de cidadania, educação, agricultura e saúde.
Mais ações no Bailique
Entre os atendimentos realizados até domingo, 19, estão a oferta de vacinação contra a Influenza, atendimentos médicos, avaliações nutricionais e distribuição de medicamentos. As famílias também receberão hipoclorito de sódio, para o tratamento da água.
Estão previstos ainda a realização da Chamada Escolar para o ano letivo de 2024 e visitas técnicas a estruturas de escolas públicas estaduais na região. A ação também conta com a articulação do senador Davi Alcolumbre e participação da empresa CEA Equatorial com o programa Luz Para Todos.
Em outra frente, o Governo do Amapá trabalha para dar início ao funcionamento da máquina de dessalinização instalada pela Caesa na região, com capacidade diária de produção de 18 mil litros de água potável por dia. A companhia prevê a aquisição de mais 25 máquinas deste tipo para atender toda a população do Bailique.O fenômeno da salinização também atinge a Vila Sucuriju, que fica na foz do Rio Amazonas, no município de Amapá. Na última semana, o Estado destinou para a localidade 200 mil litros de água e 100 quilos de alimento.
Números
Desde o começo do ano, o Governo do Amapá vem desenvolvendo esforços para garantir o acesso à água potável aos moradores do distrito de Bailique. A Caesa realizou um levantamento socioeconômico envolvendo quase 2 mil famílias das 38 comunidades do arquipélago. Cada uma delas foi atendida com caixas d'água com capacidade 2 mil litros para armazenamento de água doce.
Para acompanhar mais de perto a realidade dos moradores, a Companhia implementou uma base na localidade, com escritório e equipes de pessoal, incluindo profissionais como operadores e encanadores. O espaço conta, ainda, com um laboratório e equipe técnica para análise da água no local, garantindo a qualidade da água distribuída.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!