Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Novembro Roxo: Governo do Estado traz exposição para conscientizar amapaenses sobre prematuridade

Campanha leva informação sobre cuidados com bebês prematuros.

Por Andreza Teixeira
14/11/2023 12h50

Atividade acontece no Macapá Shopping até o dia sexta-feira, 16, de 10h às 20h

Como parte da campanha Novembro Roxo, o Governo do Amapá realiza o 1º Corredor da Prematuridade, uma exposição com objetivo de informar, sensibilizar e orientar a população sobre os cuidados com os bebês prematuros e a importância de realizar o pré-natal. A programação acontece no Macapá Shopping, no Centro de Macapá, até sexta-feira, 16, de 10h às 20h.

O parto prematuro, antes das 37 semanas de gestação, pode ocorrer devido a diversas causas, desde infecção uterina a doenças relacionadas com a saúde da grávida. Em 2022, o Amapá registrou o nascimento de 444 bebês nessa condição, sendo que 56% desses casos poderiam ter sido prevenidos com a realização do pré-natal completo, disponibilizado nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios.

A enfermeira Elis Nascimento acompanha a rotina dentro do Hospital da Mulher Mãe Luzia. Para ela, a exposição permite sair do ambiente hospitalar e mostrar para toda a sociedade as experiências, peculiaridades e desafios da prematuridade.

“Buscamos com a exposição explicar como prevenir a prematuridade, aproximar os pais para mostrar como receber esse bebê em casa e os cuidados necessários para o desenvolvimento da criança. A atividade fora do hospital proporciona conhecimento para o público, que depois pode disseminar essas informações em casa, em grupos de amigos ou até com uma mulher grávida”, explicou Elis.

Segundo a diretora do Hospital da Mulher Mãe Luzia, Cristiane Barros, a exposição além de levar informação é uma forma de mostrar a rotina dos profissionais e a força dos pequenos guerreiros que nascem antes do tempo.

“Hoje, estamos trazendo retratos e experiências que vivenciamos diariamente dentro da unidade neonatal. É importante mostrar, não somente aos pais, mas em um contexto mais ampliado, a força desses bebês que precocemente enfrentam lutas para sobreviver. Hoje, graças a muitas melhorias contínuas, nós podemos dar o testemunho de bebês prematuros que passam pela unidade e depois seguem tendo uma vida saudável junto da sua família”, contou a diretora.

Na sexta-feira, 17, quando é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade, o Hospital da Mulher Mãe Luzia também fará uma programação para familiares e os prematuros hospitalizados na unidade.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!