Samu comemora 10 anos e soma mais de 40 mil atendimentos em seis meses
A extensa programação busca valorizar os servidores da unidade e conscientizar o usuário sobre o funcionamento e a importância do Samu.
O momento é de comemoração, no entanto, a população precisa estar orientada sobre quando deve acionar o Samu.
Com mais de 40 mil ocorrências somente nos últimos seis meses, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) completa neste domingo, 11, dez anos de serviços prestados à população do Amapá.
A extensa programação busca valorizar os servidores da unidade e conscientizar o usuário sobre o funcionamento e a importância do Samu.
Atualmente, o Estado possui duas unidades de suporte avançado e duas unidades reservas. Esse quantitativo é o necessário, conforme a portaria Nª 1864/2003 do Ministério da Saúde, onde as ambulâncias são adquiridas na proporção de um veículo de suporte básico à vida para cada grupo de 100.000 a 150.000 habitantes, e de um veículo de suporte avançado à vida para cada 400.000 a 450.000 por habitantes.
Por ser um serviço essencial, o Samu funciona 24 horas por dia, realizando mais de 30 atendimentos diários. As maiores demandas do Estado são atendimentos clínicos, traumas e atendimento obstétrico. A frota de veículos das Unidades de Suporte Avançado é destinada a cobertura da cidade de Macapá e Santana, que concentra cerca de 74,14% da população, e outros municípios onde consegue chegar com segurança.
De acordo com o diretor do Samu, Ademar Rodrigues, o momento é de comemoração, no entanto, a população precisa estar orientada sobre quando deve acionar o Samu.
"Infelizmente ainda lidamos com situações onde não há a necessidade de uma ambulância. Deixando claro que não é falta de interesse, mas existem outras intercorrências mais graves que devem ser priorizadas pelo Samu", observou Rodrigues.
O Samu é um serviço oferecido pelo governo federal em parceria com governos estaduais e prefeituras, com a finalidade de prover o atendimento pré-hospitalar à população.
Como acionar o Samu
O usuário que necessitar do serviço do Samu deve ligar para o número 192 (ligação gratuita). As ligações são atendidas por telefonistas que anotam dados do local da demanda, emergência médica ou acidente. O caso então é passado ao médico que faz a regulação médica, e este presta orientações relativas aos primeiros socorros e decide o tipo de ambulância a ser enviada.
Vale ressaltar que apenas e exclusivamente o médico de regulação, que fica na Unidade Central, tem autonomia para a liberação de ambulância da base para atender as ocorrências. Essa decisão não depende da base do Samu.
Programação de aniversário
09/09 - Gincana com simulações e um café da manhã.
11/09 - Baile em comemoração aos 10 anos de Samu
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!