Governo do Amapá envia mais de 2 mil kits alimentícios para famílias indígenas de Oiapoque
Entregas fazem parte do plano de ação para atender as comunidades afetadas pelas pragas da mandioca.
Somente em 2023, já foram entregues mais de 4 mil kits alimentícios ao município
O Governo do Amapá encaminha na quarta-feira, 15, mais 2.200 kits de alimentação que serão distribuídos para as famílias indígenas de 66 aldeias do município de Oiapoque, a 590 quilômetros de Macapá.
Desde que foi decretada Situação de Emergência, em julho, esta é a segunda etapa de entrega e faz parte do plano de ação para atender as comunidades afetadas pelas doenças causadas por três fungos e uma bactéria em plantações de mandioca nas terras indígenas.
Em agosto, o Governo do Amapá entregou 1.897 kits para famílias indígenas e 460 para os produtores agrícolas da região de Oiapoque. Somente em 2023, já foram entregues mais de 4 mil kits alimentícios ao município.
As atividades são coordenadas pelo Grupo de Trabalho da Mandiocultura, formado por diversos órgãos do Governo do Estado. O transporte dos kits deverá chegar no município fronteiriço ainda na quarta e a entrega tem previsão de início para a quinta, 16. O volume de alimentos soma cerca de 65 toneladas.Seguindo as estratégias de entrega, as primeiras comunidades a receberem serão as localizadas às margens da BR-156. Posteriormente, serão atendidos os locais mais afastados, que necessitam de transporte fluvial para o acesso.
“O objetivo é atender a população afetada. Essa entrega vai atender 300 famílias a mais, que na última ação. São cestas específicas, contendo alimentos que compõem a alimentação habitual dos povos indígenas”, destacou a secretária de Assistência Social, Aline Gurgel.
Os kits contém alimentos diferenciados, como leite e farinha de mandioca, e seguem as solicitações do Conselho dos Caciques dos Povos Indígenas do Oiapoque (CCPIO), que informa os números de famílias que são contempladas nas ações. Até o início de dezembro, o GT da Mandiocultura pretende iniciar a distribuição, nas comunidades, de 75 toneladas de farinha de mandioca, adquiridas pela Companhia Nacional de Abastecimento.
Fazem parte da programação e apoiam a execução dos serviços as secretarias de Assistência Social, de Povos Indígenas, Desenvolvimento Rural (SDR) e Mobilização Social; além da Defesa Civil e Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!