Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá e Sebrae celebram formatura dos primeiros 150 participantes do projeto Jovem Descolado

A iniciativa busca motivar jovens a desenvolver ideias inovadoras e investir no empreendedorismo.

Por Da Redação
17/11/2023 06h59

Os formandos são do polo Macapá do programa. Nos próximos dias 200 serão formados participantes de Santana e Porto Grande

O Governo do Amapá e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Amapá celebraram nesta quinta-feira, 17, a formatura da primeira turma de 150 participantes de Macapá, com idade entre 18 a 29 anos, do projeto Jovem Descolado 2023. O programa busca incentivar jovens, principalmente em situação de vulnerabilidade social, a desenvolver ideias inovadoras e a investirem no empreendedorismo.

A formanda Brenda Pires, definiu o momento de comemoração dos resultados alcançados durante a capacitação como especial, pois abriu a mente para novas oportunidades que podem ser geradas a partir dos conhecimentos adquiridos.

“Esse curso mudou minha vida, através dele eu pude aprender novas técnicas mercadológicas, uma didática incrível aplicada pelos instrutores. O projeto é uma grande oportunidade do jovem aprender como empreender, me sinto realizada por ter abraçado essa qualificação”, pontuou.

O governador, Clécio Luís, prestigiou a formatura e reforçou o compromisso do Governo do Estado em investir em ações e capacitações que incentivem e fortaleçam o empreendedorismo jovem. O projeto retomou as atividades este ano.

“O Jovem Descolado é um programa que foi reativado agora, depois da pandemia em Macapá, Santana e Porto Grande. E agora, depois do sucesso dessa retomada, nós vamos ampliar nessa parceria Sebrae e Governo do Estado para vários municípios, nós precisamos incentivar cada vez mais o espírito empreendedor na nossa juventude. E esse é um dos caminhos para o desenvolvimento e o crescimento da nossa economia e do nosso estado”, afirmou o governador.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Josiel Alcolumbre, o projeto é uma excelente oportunidade para despertar o espírito empreendedor dos jovens em várias áreas e setores.

“Esse é um momento de muita felicidade para todos nós, pois foi uma turma que se revelou muito preparada, e vai com certeza mudar a vida de suas famílias, e também a relação que o Amapá tem com o empreendedorismo. Estamos muito satisfeitos com a parceria do Governo do Estado para transformar o Amapá em uma referência do empreendedorismo,” disse Alcolumbre.

Nos próximos dias, as turmas dos municípios de Santana e Porto Grande também receberam os certificados em cerimônia de formatura promovida pelo Sebrae Amapá, totalizando 350 jovens capacitados, através do programa no ano de 2023.

Jovem Descolado

O projeto Jovem Descolado é uma iniciativa do Sebrae Amapá que está incluída nas ações nacionais do Sistema Sebrae para 2023, dentro do Portfólio de Educação Empreendedora. A edição deste ano é coordenada em conjunto com a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv).                                

Através de um Termo de Fomento, foram investidos pelo Governo do Amapá, R$ 316 mil na execução das atividades. A mobilização dos alunos, acompanhamento dos monitores e assistentes sociais, bem como a disponibilização de atendimento psicológico, também fazem parte das ações do governo no programa.

Capacitação

As capacitações do Jovem Descolado foram divididas em eixos. Os dois primeiros (1 e 2) voltados aos objetivos de ampliação e reforço do autoconhecimento, da autoestima e da autoconfiança dos participantes.

Nos eixos 3 e 4 foram priorizados o desenvolvimento da percepção e dos conhecimentos que favorecem o posicionamento profissional e a exploração de oportunidades no mercado de trabalho e no mundo dos negócios. Também foram utilizadas estratégias de eventos, como atividade extraclasse, balcão de oportunidades e formatura.

As técnicas utilizadas durante a capacitação têm como objetivo criar um ambiente descontraído e acolhedor, que estimule os participantes a se expressarem de forma livre e autêntica. O projeto também tem como fundamentos a prioridade da prática, o protagonismo do participante, a atualidade e a inovação dos temas e o compromisso com a inclusão social visando propiciar a mudança de comportamento.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!