Moradores do distrito de Bailique recebem atendimentos em saúde durante ação humanitária do Governo do Amapá
Profissionais atuam em consultas, exames, além da entrega de medicamentos enviados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Os atendimentos são realizados na balsa de apoio a ação humanitária, ancorada na comunidade de Vila Progresso
Durante a ação humanitária no Arquipélago do Bailique, distrito de Macapá, o Governo do Amapá destacou especialistas para realizarem atendimentos de saúde aos moradores da região, atingidos pela salinização do Rio Amazonas. Profissionais atuam em consultas, exames, além da entrega de medicamentos enviados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
São 15 profissionais destacados para a região, entre nutricionistas, farmacêuticos, médicos clínicos gerais, enfermeiros, pediatras e técnicos em enfermagem. A equipe responsável pelos atendimentos foca nos possíveis problemas ocasionados pela salinização do rio.
"As principais queixas dos moradores são cólicas intestinais, derivadas da ingestão de água não indicada para o consumo. Então essa população pode adquirir até problemas nos ossos, infecção urinária, diarreia, vômito e outros sintomas associados à falta de qualidade da água", explicou a médica Kiane de Deus.
A Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CAF) da Sesa disponibilizou mais de 10 mil itens entre medicamentos e correlatos para o atendimento completo da população do distrito.
Os atendimentos são realizados na balsa de apoio a ação humanitária, ancorada na comunidade de Vila Progresso, onde a população passa por uma triagem clínica pela equipe de enfermagem, com aferição de pressão arterial, teste glicêmico e outros procedimentos. Após essa etapa, os pacientes já entram na fila para receber a consulta e caso necessário, recebem os medicamentos indicados pelo especialista.
Para a moradora de Vila Progresso, a dona de casa Leidiane Ferreira, de 29 anos, a ação veio em boa hora. "É muito bom né, receber esses médicos aqui pra atender a comunidade. Queria mesmo era mais ações como essa, para que a gente mantenha em dia nossa saúde", comentou.
Durante a ação, a população também recebe orientações nutricionais de especialistas e a importância de manter uma dieta equilibrada, de acordo com a realidade de cada paciente.
"Pra mim e pra muita gente é uma ótima oportunidade de se consultar, receber esses remédios. Eu estava com meus medicamentos atrasados há duas semanas, porque até então não tinha como ir até Macapá, mas agora recebi e não preciso mais sair aqui da comunidade, menos custos, graças a Deus", afirmou a pescadora Maria de Lourdes, de 42 anos.
A ação de governo contou também com a articulação do senador Davi Alcolumbre e participação da empresa CEA Equatorial com o programa Luz Para Todos.
Atualmente vivem cerca de 13 mil pessoas no Arquipélago do Bailique, um conjunto de oito ilhas que fica a 180 quilômetros de Macapá. São 57 comunidades banhadas pelo Rio Amazonas, com acesso apenas por via fluvial.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!