Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Embaixador da Áustria elogia modelo de manejo florestal do Amapá e discute parcerias de desenvolvimento sustentável

Stefan Scholz conheceu políticas de sucesso do estado sobre licenciamento, concessões florestais e a gestão de unidades de conservação.

Por Winicius Tavares
18/11/2023 15h00

Embaixador austríaco demonstrou interesse na implementação dos modelos de manejo florestal

Fortalecendo as relações internacionais com o continente europeu, o Governo do Amapá recebeu na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), a visita do embaixador austríaco Stefan Scholz, com o objetivo de debater modelos de desenvolvimento que aliam o meio ambiente e a economia. 

No encontro, realizado nesta semana, foi apresentado os índices de desenvolvimento ambiental. Entre os estados da Amazônia Legal, o Amapá garante o menor índice de desmatamento com uma redução de quase 15% entre 2022 e 2023. Também foi explicado as características das unidades de conservação que dão ao Amapá o status de estado mais preservado do país. 

O embaixador austríaco demonstrou interesse na implementação dos modelos de manejo florestal desenvolvidos no estado para a Áustria, o qual hoje é uma atividade exclusiva do Brasil e onde o Amapá é referência.  

"Minha visita ao Amapá foi uma verdadeira descoberta. A apresentação de fatos e números sobre o sistema de Manejo Florestal Sustentável do estado é fantástico, desde o conceito até a prática, me ajudou a compreender melhor o papel do Amapá como líder nacional no ramo", destacou Scholz. 

Na ocasião, foi exibida a linha cronológica de concessões florestais e licenciamento ambiental, que permitiram o estado ter o maior projeto de manejo florestal comunitário do país, gerido pela Associação dos Trabalhadores do Assentamento Agroextrativista do Maracá (Atexma), em Mazagão, além do plano de manejo sustentável de 100 mil hectares da empresa Agregue, que garante renda e desenvolvimento para a região do Vale do Jari. 

"A visita do embaixador da Áustria ao Amapá nos possibilita mostrar nossas riquezas e potencialidades e acima de tudo, demonstrar concretamente que é possível associar desenvolvimento sustentável e meio ambiente como caminho para avanços nas políticas públicas no estado", ressaltou a secretária do Meio Ambiente, Taísa Mendonça.

Ao fim dos diálogos, foi estendido o convite ao Amapá para que em janeiro de 2024, na residência austríaca e na presença de embaixadores europeus, o Estado faça a apresentação dos programas e projetos que irá submeter na COP-28.  

Visita da Áustria ao Amapá 

A iniciativa foi articulada pela Secretaria de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior durante reunião na embaixada da Áustria no Brasil, em outubro. A expectativa é criar uma conexão entre os países e debater as possibilidades de cooperações econômicas e investimentos em projetos de tecnologia.  

"O Amapá busca se apresentar à comunidade internacional como um estado que cumpre acordos ambientais e climáticos, mas também que precisa e quer se desenvolver. Estamos abertos a parcerias que possam impulsionar e transformar o nosso potencial em realidade", enfatiza o secretário de Relações Internacionais, Lucas Abrahao 

Cooperação Brasil e Áustria

Em agosto de 2021, o Congresso Nacional aprovou um Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica que prevê que as partes incentivem e apoiem o desenvolvimento de atividades em ciência e tecnologia entre instituições de ensino superior, órgãos governamentais e centros nacionais de pesquisa científica e tecnológica dos dois países. 

A visita de Scholz mantém laços históricos que remontam à expedição artístico-científica austríaca ao Brasil, em 1817. As relações diplomáticas entre a Áustria e o Brasil foram estabelecidas desde dezembro de 1825, quando o primeiro Embaixador Extraordinário e Ministro Plenipotenciário do Império do Brasil em Viena entregou a carta credencial. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!