Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Bebês prematuros internados no Hospital Mãe Luzia realizam ensaio fotográfico com as mamães

Dia da Prematuridade busca celebrar a força dos pequenos guerreiros internados na ala neonatal da maternidade.

Por Andreza Teixeira
18/11/2023 17h00

Momento reuniu bebês, mães e profissionais da unidade neonatal

No Dia Mundial da Prematuridade, celebrado no dia 17 de novembro, os bebês internados no Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) protagonizaram um momento de muita fofura e amor, ao participarem de um ensaio fotográfico realizado pela Secretaria de Saúde (Sesa). A iniciativa faz parte da programação da campanha Novembro Roxo.

Com o tema "Jardim dos Prematuros", os bebês fantasiados de bichinhos foram clicados em vários momentos, inclusive com as mães, que aproveitaram para celebrar a vida dos pequenos guerreiros. Uma delas é a Carolina Santos, ela é mãe do pequeno Erick Samuel, que depois de um longo período de cuidados, agora está na Unidade Canguru para ganhar peso.

“O atendimento desde o parto foi muito importante para garantir a sobrevivência do meu filho. Todos são atenciosos e nos ajudam a aprender a cuidar dele. No início me senti muito insegura, mas hoje, me encho de orgulho vendo ele fazer essas fotos e de muita esperança de que logo vamos estar em casa e ele vai ter uma vida saudável”, disse Carolina.

Posteriormente as fotos serão impressas e presenteadas às mães. De acordo com a enfermeira, Elis Nascimento, esse é um momento de muita alegria e permite a construção de uma memória afetiva.

"Esse é um momento de muita alegria para as mães, que devido aos seus partos prematuros e as internações que em sua maioria são longas, não têm a oportunidade de ter esse momento compartilhado com suas famílias. Com essas fotos, eles conseguem ter essas lembranças. As mães se emocionam muito e aguardam ansiosamente pela entrega das fotos impressas”, explicou Elis.

Bebês prematuros

O parto prematuro, antes das 37 semanas de gestação, pode ocorrer devido a diversas causas, desde infecção uterina a doenças relacionadas com a saúde da grávida.

Em 2022, o Amapá registrou o nascimento de 444 bebês nessa condição, sendo que 56% desses casos poderiam ter sido prevenidos com a realização do pré-natal completo, disponibilizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos municípios.

Maternidade

Com 57 leitos voltados para casos como de prematuridade, o Hospital da Mulher Mãe Luzia é especializado nesse tipo de atendimento neonatal no Amapá. Além disso, também oferta pré-natal para pacientes com gestações de alto risco e o Banco de Leite Humano (BLH), responsável pela coleta, pasteurização e distribuição do alimento que chega aos bebês internados na UTINeo.

Novembro Roxo

A campanha Novembro Roxo exerce um papel de alerta para as famílias sobre os casos crescentes de partos prematuros no Brasil, e além disso, destaca a importância de informar, sensibilizar e orientar a população sobre os cuidados com os bebês prematuros e a importância de realizar o pré-natal.

Confira como foi o ensaio especial do Dia Mundial da Prematuridade:

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!