Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Proerd: Governo do Amapá celebra formatura de mais de 250 alunos em programa de resistência às drogas e a violência

Cerimônia do projeto, coordenado pela Polícia Militar, foi repleta de diversão, prêmios e a presença do mascote, leão Dare.

Por Marcelle Corrêa
22/11/2023 19h01

Além dos alunos, o Proerd tem as ações direcionadas também para os pais e responsáveis

Com a formatura de mais de 250 alunos da rede pública de ensino, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), apoiado pelo Governo do Amapá, encerrou nesta quarta-feira, 22, as atividades do 2°semestre de 2023.

Os alunos do projeto coordenado pela Polícia Militar (PM), tiveram direito a certificados, homenagens, premiação da melhor redação de cada escola sobre o Proerd, momento de lazer e entretenimento, todos acompanhados pela presença do famoso leão Daren, mascote do projeto.

Analice Macêdo, de 11 anos, estudante da Escola Estadual Modelo Guanabara, em Macapá, destacou o aprendizado adquirido nas aulas do Proerd e o trabalho da PM, que mostra a importância de ajudar as pessoas, respeito ao próximo, além de evitar os malefícios das drogas e da violência.

"Nos ensinam sobre os males do cigarro e outras drogas, sobre o bullying, para evitar esse tipo de comportamento e ajudar as pessoas, dando apoio a elas. É importante levar todos esses ensinamentos para nossa vida, para não seguirmos um mau caminho", disse a estudante.

O Proerd tem as ações direcionadas para toda comunidade escolar e, de forma especial, também aos pais e responsáveis dos alunos, promovendo a reflexão sobre a importância da família como primeiro ambiente de prevenção.

Outra meta do programa é que os alunos sejam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos durante as aulas, para amigos, colegas e familiares, atuando como agentes transformadores na comunidade em que vivem.

Com esses objetivos, a subtenente Lisbethânia Rocha, uma das instrutoras do projeto frisa que o papel do Proerd é mostrar, ainda, que cada aluno é um cidadão que tem autonomia de saber o papel dele na construção de uma sociedade mais segura e respeitosa.

"É uma missão muito importante estarmos diariamente com essas crianças para que elas fiquem longe das drogas, tendo em vista o índice altíssimo de jovens envolvidos com a criminalidade. Criamos um vínculo com essas crianças porque somos, além de policiais militares, educadores sociais. Temos um elo afetivo com cada uma delas", enfatizou a militar.

O major Alex Sandro Chaves, diretor em exercício da Diretoria de Ação Social e Cidadania (Dasc) da PM, lembra que levar o conhecimento lúdico, trabalhando com um ser em desenvolvimento social é uma das didáticas mais produtivas para formar pessoas que contribuam com o bem maior: a vida.

"As lições do Proerd, esse programa de reconhecimento internacional, estão aí nas escolas, levando, justamente o conhecimento para que, nossas crianças digam não, de uma forma inteligente às drogas, esses que um mal que assola a humanidade, e nós sabemos muito bem disso, vivemos isso na pele como policiais militares e aqui, damos nossa contribuição de coração, para o futuro desses alunos", concluiu o diretor.

Leão Daren no GTA

Um dos momentos mais empolgantes e emocionantes da formatura foi a entrada do mascote do Proerd, o leão Dare. O personagem, antes de chegar à solenidade, fez um sobrevoo de helicóptero sobre a capital com a equipe do Grupo Tático Aéreo (GTA), que o acompanhou até a solenidade para abraçar os alunos eufóricos.

Na programação teve também a premiação das redações destaques de cada escola feita pelos alunos. O trabalho teve como tema, a importância do projeto na vivência deles, e como toda a experiência de ter participado do programa poderia ser compartilhada, além da sala de aula.

Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é um programa educacional desenvolvido em parceria entre as polícias militares e escolas, com o objetivo de prevenir o uso de drogas e a prática da violência entre crianças e adolescentes. O programa foi criado nos Estados Unidos em 1983 e chegou ao Brasil em 1992.

No Amapá foi implantado em 2002 e já atendeu mais de 130 mil alunos de 5 a 12 anos, das séries iniciais até o 5º ano das escolas das redes pública e particular de ensino.

A formatura desta quarta-feira contou com a presença do titular da Promotoria de Defesa da Educação do Ministério Público do Amapá (MP/AP), promotor Iaci Pelaes e da Guarda Civil de Macapá.  

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!