Governo do Amapá quer reduzir casos de síndromes respiratórias em crianças com antecipação da vacina contra gripe
Os imunizantes estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios desde o dia 13 de novembro.
O Governo do Amapá protagonizou as discussões, junto ao Ministério da Saúde, para que a imunização fosse antecipada na região
A Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza iniciou em todos os estados da Região Norte do Brasil. A ação nacional, que geralmente ocorre no mês de abril, foi antecipada para atender as particularidades climáticas dos estados do Amapá, Roraima, Amazonas, Pará, Acre, Rondônia e Tocantins.
Atuando desde fevereiro junto ao Ministério da Saúde, o Governo do Amapá, que lançou a campanha estadual para todos os públicos com uma ação em Santana, protagonizou as discussões para que a imunização pudesse ser antecipada, possibilitando que na chegada do “inverno amazônico”, onde há maior circulação viral, o ciclo de imunização do público-alvo já esteja completa.
Este ano, o estado registrou um surto de síndrome respiratória, que vitimou crianças abaixo de 6 anos. A secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli, afirma que a antecipação evita complicações graves e reduz a probabilidade de agravamentos, como o Amapá vivenciou no primeiro semestre deste ano.“É emocionante ver o comprometimento do Ministério da Saúde com a Região Norte, que por muitos anos lutou para que essa antecipação da campanha nacional pudesse ser realidade. Estivemos reunidos com a ministra Nísia Trindade para tratar sobre o assunto e após isso, tivemos a feliz notícia de que a demanda de todos os estados seria atendida”, destacou a secretária.
Vavinas
Para a campanha no Amapá, o Ministério da Saúde enviou 265.570 doses da vacina. A distribuição para os municípios foi feita pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e os imunizantes já estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS`s) de cada cidade.
Situação de emergência
O Estado decretou situação de emergência na saúde pública no dia 13 de maio, e montou uma força-tarefa para conter a síndrome respiratória no Amapá.
Em ação imediata, o governo montou uma subestação de energia para dar suporte às unidades de saúde infantis, entregou dois andares do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) com 94 leitos novos, adquiriu 15 respiradores mecânicos, 12 monitores hospitalares, cilindros de oxigênio, medicamentos, equipamentos, além de reforçar escalas de trabalho e contratar um hospital particular em Santana para garantir mais leitos.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!