Governador Clécio Luís se reúne com o presidente Lula e apresenta pautas prioritárias do Amapá
Encontro articulado pelo senador Davi Alcolumbre ocorre nesta quinta-feira, 23, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Governador Clécio Luís trata de pautas prioritárias do Amapá com o presidente Lula
As principais demandas do Amapá são tratadas de perto pelo governador Clécio Luís, que será recebido nesta quinta-feira, 23, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para tratar de pautas prioritárias de melhorias para a população do estado, como o reajuste da energia elétrica, e da participação do Amapá nas discussões do clima durante a COP-30, que será realizada em 2025 no Brasil. O encontro foi articulado pelo senador Davi Alcolumbre.
Clécio Luís já esteve reunido com o presidente Lula em outros momentos com os demais governadores, mas a reunião desta quinta-feira é uma das mais importantes para o Amapá, pois o governador, juntamente com o senador Davi, terão a oportunidade de tratar de pautas exclusivas do estado.
Na agenda no Palácio do Planalto, Clécio Luís pontuará o reajuste de 44% na tarifa determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), previsto para entrar em vigor a partir de 13 de dezembro, que fará com que o Amapá tenha a conta mais alta de todo o país.
“Hoje o preço da tarifa energética no Amapá é impagável. Isso não cabe no bolso dos amapaenses, de quem precisa conservar seus alimentos, de quem quer ter acesso a informação e nós não vamos resolver isso de forma isolada. Contamos com a sensibilidade do presidente Lula, pois certamente teremos um problema econômico social gravíssimo”, destaca.
Clécio Luís chegou a se reunir com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para tratar de uma política específica para a questão dos reajustes tarifários na região Amazônica. Na ocasião, houve sinalização de edição de uma medida provisória. A reunião do governador com o presidente Lula pode resolver em definitivo a situação da energia elétrica.
Governador Clécio pleiteia que eventos da COP-30 sejam realizados no Amapá
Outro tema defendido pelo governador é a participação efetiva do Amapá nas discussões do clima durante a reunião da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que será realizada em Belém, no Pará, em 2025.
Antes da cúpula, representantes dos países signatários reúnem em diversos eventos para discutir seus posicionamentos. Essas oportunidades pré-COP aproximam representantes da sociedade civil, empresas e os tomadores de decisão e dão uma ideia do que esperar da cúpula do ano.
O governador pleiteia que esses pré-eventos também aconteçam no Amapá, que fica a apenas 40 minutos de Belém, tomando como exemplo o município paraense Santarém, que também vai sediar esses encontros.
"A COP é da Amazônia. Podemos e queremos estar inseridos nessas discussões. Somos o estado mais preservado do Brasil, reduzimos o desmatamento esse ano, ao mesmo tempo que seguimos construindo políticas de desenvolvimento sustentável para a população. Portanto, nada mais justo podermos ser parte executora desse processo no país", concluiu o gestor.
O governador está acompanhado dos secretários de estado do Planejamento, Jorge Pires; de Infraestrutura, David Covre; da Representação em Brasília, Asiel Araújo, e do deputado estadual Rodolfo Vale.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!