Governo do Amapá reafirma compromisso com a Fiocruz no projeto ‘Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais’
Estado vai dar continuidade às ações que contribuíram para recuperar as taxas de imunização contra Influenza e Poliomielite.
Ao longo de dois anos, a iniciativa adotou uma estratégia diferenciada, com protagonismo dos atores locais
O Governo do Amapá reafirmou o compromisso com o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz) para dar continuidade às ações do projeto ‘Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais’. O ‘bastão’ de responsabilidade foi repassado ao Estado nesta quinta-feira, 23, durante solenidade no Ceta Ecotel, na Fazendinha.
Ao longo de dois anos, a iniciativa adotou uma estratégia diferenciada, com protagonismo dos atores locais e fortalecimento de uma grande rede colaborativa em torno da elaboração e execução de planos municipais para ampliar a cobertura vacinal em todo o estado.
O trabalho contribuiu para que o Amapá fosse um dos primeiros colocados no ranking de cobertura vacinal das campanhas nacionais contra Poliomielite e Influenza em 2023.
“Sozinho ninguém faz nada. Nós estamos juntos, de mãos dadas nessa missão e agora vamos seguir com a responsabilidade de manter o padrão do projeto que a Fiocruz trouxe para o Amapá”, ressaltou a superintendente de Vigilância em Saúde (SVS), Cláudia Monteiro.
A secretária de Estado da saúde, Silvana Vedovelli, representou o governador, Clécio Luís, no evento e mencionou que a alta cobertura vacinal no Amapá é fruto de todo um trabalho, que envolve o incentivo do Governo do Estado, o trabalho da SVS, prefeituras e todos os profissionais da saúde que estão na ponta, se dedicando ao monitoramento e execução do plano de imunização.“Pretendemos cumprir todas as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, que incansavelmente esteve ao nosso lado nas mais diversas situações", destacou a secretária.
Para o assessor científico sênior de Bio-Manguinhos e coordenador do 'Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais', Akira Homma, trabalhar junto com os atores locais é a melhor forma de alcançar os objetivos do projeto.“Nosso compromisso de continuar protegendo a saúde pública permanece forte. Acreditamos na força da colaboração das instituições públicas e privadas pela reconquista das altas coberturas vacinais”, afirma Akira.
O evento contou com uma performance dos artistas do Teatro Maiuhi, companhia de jovens atores indígenas do Oiapoque. A apresentação abordou a importância das vacinas e a necessidade de combater notícias falsas sobre a eficácia da imunização.
Trabalho educativoO projeto também fortaleceu as ações junto às escolas de todos os municípios para transformar os estudantes em defensores da saúde coletiva, através da imunização.
A secretária adjunta de Políticas Educacionais da Secretaria da Educação (Seed), Antônia Andrade, reforçou que esse trabalho enfatiza o papel das escolas e das famílias em orientar os jovens sobre a importância de se vacinar.
“Nós assumimos o comprometimento pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais. Estamos nas escolas, universidades, em todas ações da educação mostrando a importância da vacina e sua eficácia. A Fiocruz fez um trabalho excelente e agora cabe a nós assumir a direção”, pontuou Antônia Andrade.
A programação de encerramento do projeto ‘Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais’ foi marcada por uma série de homenagens aos representantes dos municípios e órgãos envolvidos na mobilização.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!