Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Me sinto honrado em poder salvar outras vidas', relata voluntário do Hemoap em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue

Thiago Paiva colabora com o hemocentro há mais de 20 anos e foi uma das pessoas homenageadas por profissionais do hemocentro.

Por Paolla Gualberto
24/11/2023 15h42

O engenheiro químico Thiago começou a doar sangue incentivo por colegas de trabalho

Para celebrar o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado no sábado, 25, o Governo do Amapá homenageou as pessoas que, em um ato de solidariedade, colaboram para manter os estoques do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), responsável por abastecer as unidades de saúde públicas e privadas do estado. 

Nesta sexta-feira, 24, os profissionais que atuam desde a triagem clínica até a coleta do sangue receberam os voluntários com agradecimentos. 

Atualmente, existem cerca de 180 mil doadores de sangue cadastrados no hemocentro, mas apenas 20 mil doaram sangue mais de uma vez. Uma dessas pessoas é o engenheiro químico Thiago Paiva, doador há 20 anos. Ele expressa sua felicidade em poder exercer um papel tão importante na manutenção da saúde pública.

“Comecei a doar por incentivo dos colegas de trabalho. Me sinto honrado em poder salvar outras vidas”, afirma Thiago.

Hoje, o Hemoap busca incentivar mais pessoas a colaborarem com as doações, uma vez que o instituto encontra-se com o estoque crítico em duas tipagens sanguíneas: O+ e O-. Até o dia 7 de dezembro, a Carreta do Hemoap está instalada no centro comercial de Macapá. 

Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue circulando no corpo e, em uma doação, são coletados, no máximo, 450ml de sangue. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador. 

O sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma), beneficiando até 4 pacientes com apenas uma unidade coletada.

“O Hemoap é responsável por abastecer todas as unidades privadas e públicas de saúde do Amapá, sendo um vínculo entre o doador e o paciente. Por isso, os doadores são fundamentais nesse processo, eles são o coração do nosso hemocentro. E no dia do doador de sangue, é um momento de agradecer aos verdadeiros heróis da vida”, enfatiza a Chefe da Divisão Técnica do Hemoap, Hellen Bittencourt.

Para a assessora jurídica Laísa de Souza, que é doadora desde 2017, sempre foi um desejo doar sangue e ajudar a salvar a vida de outras pessoas.

“Desde muito nova eu já dizia que iria ser uma doadora de sangue, na época eu não sabia muito dos critérios e como funcionava. Na minha família, apenas eu e minha irmã somos doadoras, é um gesto muito importante, de responsabilidade e amor ao próximo”, completa Laísa. 

Critérios para doação de sangue

É necessário pesar acima de 50 kg; ter idade entre 16 e 69 anos; estar em boas condições de saúde; não ter testado positivo para covid-19 nos últimos 30 dias e não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias. Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis.

É indispensável estar descansado e bem alimentado antes de realizar a doação. Os intervalos de tempo para doação de sangue são de 2 meses para homens e 3 meses para mulheres.

O hemocentro fica na avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá. O funcionamento é pela manhã, das 7h30 às 12h30. As doações de sangue podem ser realizadas por comparecimento espontâneo ou solicitadas através de agendamento via WhatsApp pelo número: (96) 98811-0200.



Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!