Amapá Verde: mais de 700 incêndios florestais são combatidos pelo Corpo de Bombeiros em 100 dias de operação
Ao todo 600 militares destacados pela corporação, estão empenhados nas ações, que continuarão até 21 de dezembro.
O forte período de estiagem, intensificado pelo fenômeno El Niño, são fatores para o grande número de queimadas no estado
Ao longo de 100 dias da operação "Amapá Verde", lançada em agosto pelo Governo do Estado, 719 incêndios florestais já foram combatidos pelas equipes do Corpo de Bombeiros. O forte período de estiagem, intensificado pelo fenômeno climático do El Niño, são fatores determinantes pelo grande número de queimadas na região.
Ao todo, 600 militares destacados pela corporação, estão atuando nos combates aos incêndios nas áreas urbanas e rurais do estado. As ações estão previstas para seguir até o dia 21 de dezembro. A operação é dividida em oito ciclos operacionais, com cada equipe de 55 bombeiros, ficando 15 dias nas bases avançadas nos municípios de Calçoene, Oiapoque, Amapá, Tartarugalzinho, Ferreira Gomes, Porto Grande, Laranjal do Jari e Vitória do Jari.
Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros e coordenador da operação Amapá Verde, capitão Rithely Barbosa, mesmo ainda havendo muitos incêndios e enfrentamento da estiagem, o atual mês já indicou uma diminuição comparado ao anterior.
“O mês de outubro foi o mês com maior índice de focos, no mês de novembro já se observa algumas chuvas isoladas, o que faz com que os focos diminuam”, disse o capitão.
Operação Amapá Verde
A ação é um desdobramento da operação "Guardiões do Bioma" e foi implementada com o objetivo de enfrentar a questão dos incêndios florestais nos municípios mais afetados pela seca. Anteriormente, a iniciativa estava prevista para encerrar no mês de novembro, porém o Governo do Amapá ampliou até dezembro, por conta do prolongamento do período de seca.
El Niño
A intensidade do clima seco e de estiagem vivida no Amapá, também é decorrente do fenômeno natural El Niño, que ocorre de maneira periódica, mas vem sendo agravado pelas mudanças climáticas causadas pela ação humana, como desmatamento e emissões de gases do efeito estufa na atmosfera.
Situação de emergência
O Governo do Estado, em razão das consequências geradas por esse fenômeno, ampliou, nesta quarta-feira, 22, o decreto de situação de emergência para todos os 16 municípios. A iniciativa busca alcançar mais pessoas nas ações de assistência à população coordenadas em diferentes pontos do estado.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!