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Ideb registra melhora no desenvolvimento da educação amapaense

Das três séries avaliadas, a 4ª série do Ensino Fundamental atingiu a meta de 4,4, estabelecida pelo indicador.

Por Redação
09/09/2016 10h59

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) apontou melhora na qualidade do ensino das escolas públicas do Amapá. Todas as séries registraram melhoria desde a última avaliação, realizada em 2013.

Das três séries avaliadas, a 4ª série do Ensino Fundamental atingiu a meta de 4,4, estabelecida pelo indicador. O índice dessa série, também foi superior ao de 2013, quando foi registrada a média de 3,8.

A 8ª série do Ensino Fundamental registrou 3,5 em 2015. Em 2013, a média dessa mesma série no Amapá foi de 3,4. Já a 3ª série do Ensino Médio, teve a média de 3,1 em 2015, enquanto em 2013, registrou 2,9. O Amapá também atingiu a meta da Região Norte que era de 4,4, ultrapassando com nota de 4,7.

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) adiantou que já desenvolve projetos de atendimento e orientação aos gestores escolares, além de visitas e reuniões nas escolas, por meio do Centro de Pesquisas Educacionais.

“A Seed trabalha com ações integradas para alcançar melhores resultados”, adiantou o secretário em exercício, Sebastião Magalhães.

 

Sobre o Ideb

O Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

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