Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá empossa membros do Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial

Cerimônia ocorreu durante o 28º Encontro dos Tambores; instituição atuará na elaboração de políticas públicas para a população negra.

Por Leo Nilo
25/11/2023 21h26

A posse aconteceu durante o 28° Encontro dos Tambores, em Macapá

O governador Clécio Luís deu posse aos novos membros do Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial neste sábado, 25. Agora, os 21 conselheiros poderão auxiliar o Estado na proposta de políticas públicas que promovam a equidade e combatam o racismo. A cerimônia aconteceu durante o 28° Encontro dos Tambores, evento tradicional em celebração da cultura negra amapaense.

Dos 21 novos conselheiros, 12 foram escolhidos por instituições do estado. Os outros nove foram eleitos pela sociedade civil e representam segmentos da população, como os capoeiristas, a comunidade LGBTQI+, os religiosos de matriz africana, entre outros. Durante a cerimônia, o governador reforçou o compromisso do Governo com o combate à desigualdade.

"Este conselho vai se juntar à Fundação Marabaixo e organizar o nosso Plano Estadual de Igualdade Racial. Assim, nós vamos ter uma política pública na mão, escrita por quem tem a vivência dos mais diversos segmentos. Mais de 70% da população amapaense é preta ou parda, e precisa ser contemplada por essas políticas”, afirmou Clécio Luís.

A eleição dos conselheiros foi organizada pela Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundação Marabaixo). Representando o segmento das mulheres negras, a conselheira Ângela Picanço celebrou a representação feminina na entidade. 

"É uma grande satisfação tomar posse neste conselho tão importante. Mulheres de todos os cantos do mundo têm lutado arduamente para conquistar o seu espaço e serem ouvidas. E finalmente, graças a este conselho, temos a oportunidade de participarmos da criação das políticas de igualdade racial”, comentou a conselheira Ângela.

O mandato dos novos conselheiros se estende até o ano de 2025, e marca o contínuo esforço do Governo do Estado em promover ações de equidade racial, em uma sociedade diversa e plural como o Amapá.

O senador Randolfe Rodrigues aproveitou a ocasião para anunciar que financiará a climatização da sede da União dos Negros do Amapá (UNA), em uma medida para incentivar a utilização do espaço em mais eventos cotidianos.

"A função do conselho é lutar pela igualdade racial. Precisamos lutar olhando para um horizonte utópico, para que nunca paramos de avançar. É dever de todos dar condições para que todos sejam iguais perante a lei, como afirma a nossa constituição”, afirmou o senador.

O Conselho

O Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial busca garantir a participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas e programas voltados para o combate ao racismo, a promoção da igualdade de oportunidades e equidade.

A instituição foi criada junto com a Fundação Marabaixo, na Lei 22.650, de 2 de abril de 2022, e tem caráter permanente e consultivo deliberativo.

Aniversário da UNA

Após a posse dos conselheiros, a comunidade também celebrou os 37 anos da União dos Negros do Amapá (UNA), com direito ao tradicional parabéns e corte de bolo. Na ocasião, algumas personalidades foram homenageadas com o diploma de "Destaque Cultural".

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!