Corpo de Bombeiros registra mais de 40 ocorrências provocadas pelas fortes chuvas em Macapá
Quedas de árvores, alagamento de vias, casas e problemas no fornecimento de energia elétrica foram notificados nesta segunda-feira, 27.
Equipes da corporação atuaram nas ruas da capital dando assistência aos moradores atingidos
O Corpo de Bombeiros registrou mais de 40 ocorrências de quedas de árvores devido às fortes chuvas que atingiram Macapá na noite de domingo, 26, e na madrugada desta segunda-feira, 27. Equipes da corporação atuaram pela cidade dando assistência aos moradores atingidos.
Também foram registrados alagamento de vias, casas e problemas no fornecimento de energia elétrica, em vários bairros da capital. Segundo dados do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), o volume de chuvas na Região Metropolitana, que compreende os municípios de Macapá, Santana e Mazagão, superou os 40 milímetros, ultrapassando a média esperada.
As precipitações vieram acompanhadas de raios e rajadas de vento que passaram dos 55 km/h, quando a velocidade normal varia entre 30 km/h e 40 km/h.
Ainda de acordo com o Iepa, os bairros da Zona Sul da capital, como Zerão, Muca e Buritizal, foram os mais atingidos, com pancadas de chuva e trovoadas, enquanto na Zona Norte, houve registros menos intensos a fracas.
Chuva de granizo em Tartarugalzinho
Na noite de domingo, 26, moradores da comunidade de Mutum, no município de Tartarugalzinho, registraram chuvas de granizo. O fenômeno é incomum na região Amazônica, mas pode acontecer em períodos de chuvas e ventos fortes.
O granizo é a precipitação de pedras de gelo ou flocos de neve, geralmente em formato esférico, e é formado pelo vapor d'água condensado no interior das nuvens, em temperaturas abaixo dos -30ºC.
DICAS
Fique atento:
- Evite permanecer em praças e em ambientes arborizados durante, ou logo após ventos fortes e chuva;
- Evite estacionar veículos embaixo de árvores, especialmente as de grande porte, que oferecem maior risco;
- Se observar alguma árvore que esteja aparentemente tombando, ou com uma inclinação acentuada, com galhos secos ou quebrados, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros;
- Nunca tente cortar ou retirar a árvore por conta própria, pois podem haver cabos de energia em meio a vegetação, com risco de choque elétrico.
A população pode solicitar ajuda nos seguintes números:
- 193 - Corpo de Bombeiros
- 190 - Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes)
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!