16 Dias de Ativismo: Governo do Amapá orienta público idoso sobre prevenção e denúncias de casos de violência
Ação foi coordenada pelo Centro de Atendimento à Mulher e a Família.
Entre as violências que a pessoa idosa pode sofrer estão, estão os abusos psicológicos e abandono
Como parte da programação dos ‘16 Dias de Ativismo – pelo fim da violência doméstica’, o Governo do Amapá promoveu uma programação voltada para pessoas da terceira idade, com orientações sobre como prevenir e denunciar casos de violência física, sexual, patrimonial, psicológica e moral.
A ação aconteceu na terça-feira, 28, no Sesc, em Macapá, e foi coordenada pelo Centro de Atendimento à Mulher e a Família (Camuf), vinculado à Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres. A assistente social Shirley Romão conversou com os idosos para que eles entendam como identificar casos de negligência e abandono.
Uma das participantes foi Elenilza Pinheiro, de 66 anos. Ela conta que nem um tipo de violência faz parte de sua realidade, mas considera importante todos saberem o que fazer diante de um desses casos.
“A abordagem do tema foi muito boa, gostei muito da ação, porque tem muita gente que não está a par da violência ou não sabe que está sendo violentada. Sou casada há 44 anos e graças a Deus nunca tive esse tipo de experiência, tenho um casal de filhos e 8 netos que me tratam muito bem. Quem estiver precisando de ajuda, deve procurar os serviços s Secretaria da Mulher", lembrou Elenilza.
A ação foi voltada também para o público masculino. Um dos participantes foi o aposentado José Ribeiro Bessa, que reforçou a necessidade de todos manterem o respeito, em especial, com as mulheres.
"A mulher tem o direito dela, que é uma coisa que eu nunca fui contra, eu sempre achava horrível a mulher não ter o direito dela. A violência está muito grande, porque falta o respeito entre os homens com as mulheres", ponderou o aposentado.
A secretária de Políticas para Mulheres, Adrianna Ramos, ressaltou que ações para a pessoa idosa são prioridades na Política da Mulher.
“Esse acolhimento e atenção da Secretaria de Políticas para Mulheres com as pessoas idosas é fundamental, porque, muitas vezes, elas são as provedoras do lar. É interessante para que elas saibam a importância delas em todo processo de construção da família”, disse a gestora.
Entre as violências que a pessoa idosa pode sofrer estão, os abusos psicológicos, abandono, violência física, abuso financeiro e negligência e os maus tratos. Todos esses casos precisam ser denunciados. Um dos canais de denúncia é a Rede de Atendimento à Mulher (RAM) pelos números 98402-7649 e 180.
16 Dias de Ativismo
É uma campanha internacional que prossegue até dia 10 de dezembro. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Políticas para Mulheres, com o apoio da Rede de Atendimento à Mulher. A ação inlui diversas atividades, como caminhada, roda de conversas, palestras, workshop, além da sensibilização do público masculino com a ação do “Laço Branco”.
É um órgão especializado para acolher as vítimas de violência física, psicológica, de gênero, doméstica, sexual, moral e patrimonial. De janeiro a março deste ano, as unidades do centro em Macapá e Santana realizaram 1.259 atendimentos.
O local também tem o objetivo de inserir a mulher no mercado de trabalho a partir de capacitações e atividades que desenvolvam o resgate da autoestima. O endereço do Camuf Macapá é Rua São José, 1570, Centro de Macapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!