Governo do Estado repactua parceria com os 16 municípios do Amapá para melhorar índices de alfabetização
O programa ‘Colabora Amapá’ une as gestões estaduais e municipais para fortalecer a educação amapaense.
Só neste ano, as medidas promovidas pelo acordo já são responsáveis por um crescimento de 6% no índice de crianças leitoras no Amapá
O Governo do Estado reuniu as prefeituras dos 16 municípios para repactuar a parceria do programa ‘Colabora Amapá’ nesta terça-feira, 28. Por mais quatro anos, o governo irá auxiliar os municípios em ações educacionais com foco na alfabetização de crianças amapaenses na idade certa.
O programa foi criado em 2019 e, desde então, promove formações para profissionais da educação, acompanha os conhecimentos dos estudantes, através de avaliações, e complementa o aprendizado em sala de aula com livros didáticos regionalizados.
A repactuação foi firmada pelo governador em exercício, Teles Jr., que aproveitou a ocasião para ressaltar a importância de programas de estado que ultrapassem barreiras políticas, como o Colabora Amapá.
“O Governo do Amapá é parceiro de todos os 16 municípios para diversos investimentos. Mas a principal parceria que temos é, sem dúvida, o regime de colaboração para a alfabetização. Porque é essa a parceria que planta sementes para o futuro de todo o Amapá. Reitero todo o nosso compromisso com a agenda municipalista”, pontuou o governador.Só neste ano, as medidas promovidas pelo acordo já são responsáveis por um crescimento de 6% no índice de crianças leitoras no Amapá, numa comparação entre os meses de março e novembro. Para a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, a decisão de reforçar este compromisso reflete a necessidade de pensar em políticas públicas abrangentes.
“Lembro de discussões técnicas iniciadas ainda em 2009, sonhando com o que temos hoje. Um aluno não é do estado nem do município, ele é do território, um estudante amapaense, e é responsabilidade de todos nós. O regime de colaboração representa todo esse esforço”, ressaltou a secretária Sandra Casimiro.
Para celebrar o avanço no índice de alfabetização e marcar a programação dedicada à educação das crianças, estudantes estaduais e municipais se apresentaram durante o evento, com declamação de poemas e coreografias.Para o prefeito do município de Amapá, Carlos Sampaio, a colaboração entre o Governo do Estado e as prefeituras representa uma mudança de comportamento positiva, que contribui para que todas as redes educacionais possam progredir juntas.
“Quando a gente começa a ver esses resultados positivos, apesar dos dois anos de pandemia, é que a gente vê como a educação pública precisa se reinventar com iniciativas como esta. Firmar essa repactuação é um compromisso de todos nós que nos importamos com a educação infantil”, afirmou o prefeito Carlos Sampaio.
Compromisso Nacional
Também participaram do evento referências nacionais em políticas públicas de alfabetização, como Veveu Arruda, diretor-executivo da Associação Bem Comum, e a deputada federal Goreth Sousa, uma das idealizadoras do Colabora Amapá. A secretária executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, também esteve presente na cerimônia.
“O Governo Federal também instituiu um compromisso nacional pela alfabetização, dada a relevância que este tema tem. Todo o Brasil está nessa luta, e temos muitas tarefas desafiadoras para garantir a alfabetização das crianças. Sabemos que, com a cooperação entre todas as instituições, estamos tomando passos na direção certa”, afirmou a secretária Izolda Costa.
Para fechar com chave de ouro o evento dedicado à educação infantil, o Governo do Amapá instalou o comitê estadual do ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada’. Com esta adesão, o Amapá passa a integrar um regime de colaboração com o Governo Federal, que irá proporcionar recursos e metas, para propor outras ações de alfabetização.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!