Governo do Estado garante saúde e segurança dos animais para exposições e comercialização na 30ª Feira Agropesc do Amapá
Diagro fará a fiscalização da entrada e saída dos animais que estarão no evento que inicia nesta quinta-feira, 30.
As ações visam garantir o bem-estar dos animais durante a programação da Agropesc
O Governo do Estado vai atuar para garantir a saúde e segurança dos animais durante a 30ª Feira Agropesc, que será realizada no município de Amapá. As ações serão coordenadas pela Agência de Inspeção e Defesa Agropecuária (Diagro), durante o período do evento que inicia nesta quinta-feira, 30, e encerra no domingo, 3 de dezembro.
O evento, promovido pela Prefeitura de Amapá com apoio do Governo do Estado, tem objetivo de fortalecer a economia e incentivar a agricultura familiar na Região dos Lagos, que abrange também os municípios de Calçoene, Pracuúba e Tartarugalzinho, conhecidos pelo potencial agropecuário.
Com exposição de várias espécies de equino, bovino e bubalino, que estarão disponíveis para a venda, a Diagro assumiu a responsabilidade de fiscalizar a entrada e a saída dos animais, que também participarão dos rodeios e corridas de cavalos. A ação visa assegurar a integridade e a saúde dos animais enquanto estiverem no local.
Além da vigilância, a Diagro também vai promover o 5º Fórum Estadual de Vigilância para Febre Aftosa do Estado do Amapá, para orientar sobre a retirada da vacinação. O fórum debaterá ainda as condições sanitárias do estado para que possa ser reconhecido como zona livre da febre aftosa sem vacinação.
Registro de inspeção
Ainda durante o evento a agência irá oferecer serviços de orientação chamando a atenção para a importância do Registro no Serviço de Inspeção Agropecuária (SIE) que é fundamental para garantir a qualidade e evitar a clandestinidade de produtos como carne suína, bovina, aves, pescado, ovos, mel, laticínios, polpa de frutas e farinha, entre outros.
A ausência do registro configura a comercialização de produtos fora dos padrões higiênico-sanitários, o que pode resultar em apreensão dos itens e multa para os estabelecimentos. A agência reforça a importância da legalização que garante a segurança alimentar e a qualidade dos produtos agropecuários na região.
O diretor-presidente da Diagro, Álvaro Cavalcante, explicou que a ações levadas para a Agropesc, fazem parte da política da atual gestão, que busca fortalecer a economia, por meio de práticas sustentáveis, o que inclui a oferta de serviços e produtos dentro dos critérios estabelecidos pelo Sistema de Inspeção Agropecuária.
“A Diagro vai garantir a sanidade e o bem-estar animal durante a 30° Agropesc do Amapá, impulsionando o setor das agroindústrias através das orientações para certificação dos produtos com segurança alimentar e as boas práticas de fabricação. Vamos ofertar esses serviços para que a gente consiga aumentar o número de registros", finalizou o diretor.
Agropesc 2023
A Feira Agropesc representa não apenas um espaço de exposição e comercialização, mas também uma oportunidade para disseminar práticas e conhecimentos que visam o fortalecimento do setor agropecuário e da pesca, impulsionando o desenvolvimento econômico local e garantindo a qualidade dos produtos oferecidos.
O evento prevê, ainda, oficinas e cursos do setor primário para aprimorar o conhecimento da comunidade acadêmica. Outro diferencial são as ações sociais voltadas às pessoas atingidas pela estiagem na Região dos Lagos.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!