Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Delegação do Amapá com 35 paratletas disputa etapa final das Paralimpíadas Escolares 2023, em São Paulo

Competições iniciam nesta quarta-feira, 29, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.

Por Da Redação
29/11/2023 11h05

Delegação conta com 70 integrantes entre paratletas-estudantes, fisioterapeutas, preparadores físicos, técnicos e professores

A delegação amapaense de paradesporto estudantil disputa a partir desta quarta-feira, 29, a etapa final e nacional das Paralímpiadas Escolares 2023. Com 70 integrantes, sendo 35 alunos-paratletas, dos municípios de Macapá, Laranjal do Jari, Santana, Oiapoque e Pracuúba, o estado vai em busca de medalhas nas modalidades de atletismo, natação, halterofilismo, tênis de mesa, entre outras. O palco do evento é o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. 

Confiante, Luciene Rodrigues, paratleta do atletismo, buscará medalhas nas categorias do arremesso de dardo e de peso. “Estou focada, só penso nisso, e vou conseguir essa medalha de ouro”, completou.

Além dos paratletas, fisioterapeutas, preparadores físicos, técnicos e professores da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), integram a Seleção do Amapá, classificada para as finais da competição. O Governo do Estado garantiu a participação da equipe, assegurando as passagens aéreas, os uniformes e agasalhos, entregues pelo governador Clécio Luís, no Palácio do Setentrião.

“Vamos continuar incentivando o paradesporto no Amapá. O que essas crianças e adolescentes estão conquistando nessas viagens Brasil afora nos enche de orgulho. Desejamos boa sorte e que venham novas medalhas, mas o principal é a experiência e desenvolvimento individual de cada um. Estamos criando memórias incríveis para essa geração”, enfatizou o governador.

De olho no pódio

Para o secretário de Desporto e Lazer, Rudney Cunha, a expectativa é grande pelo retrospecto dos paratletas-alunos do Amapá, que em 2022, tiveram êxito conquistando 55 medalhas na competição.

“No regional em Belém, tivemos 84 medalhas, foi um número inédito, o que mostra que nossos 11 Centros Didáticos estão capacitando paratletas e atletas, além da população em geral, com nível adequado. Em breve vamos abrir as matrículas para Piscina Olímpica, no Rosa Ataíde, Chico Noé, Ginásio Avertino Ramos, Ginásio de Santana, Escolinhas do Zerão, Raimundo Adamor Picanço, Augusto Antunes, enfim, todos os centros, para que possamos descobrir novos talentos. Este ano, vamos ver se quebramos nosso recorde de pódios. Estamos confiantes”, finalizou o secretário. 

Paralimpíadas Escolares

A etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2023 acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com a participação de 1800 alunos-atletas dos 26 estados e do Distrito Federal, além de convidados do Paraguai, em disputas de 13 modalidades.

Realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o maior evento esportivo para crianças e jovens com deficiência do mundo segue até sexta-feira, 1º de dezembro.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!