Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

16 Dia de Ativismo: Governo do Estado debate a importância da equidade de gênero

Programação faz parte da campanha pelo fim da violência contra as mulheres, que prossegue até dia 10 de dezembro.

Por Alice Palmerim
01/12/2023 14h14

Alunos da rede estadual participaram do evento

Equidade de gênero é como se denomina o tratamento justo entre homens e mulheres, na medida de suas necessidades. O assunto foi tema da roda de conversa 'Construindo Equidade – considerações de gêneros e cuidados’, promovida pelo Governo do Estado na sexta-feira, 1º, para alunos das escolas estaduais Maria Carmelita do Carmo e Sebastiana Lenir. 

A ação integra a campanha ‘16 Dias de Ativismo – pelo fim da violência de gênero’ e foi coordenada pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPM) e pelo Instituto Promundo, uma organização não governamental que atua há 26 anos no Brasil e em outros países para promover a igualdade de gênero e a prevenção da violência. O evento aconteceu no auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRO-AP), em Macapá.  

Segundo a secretária de Políticas para Mulheres, Adrianna Ramos, a roda de conversa ajuda a expandir o combate à violência e ressalta a importância da conscientização sobre equidade de gênero, especialmente, entre os jovens. 

“Entender que homens e mulheres devem ser vistos de maneira igual é importante para que tenhamos uma sociedade mais justa com respeito aos direitos das mulheres. Nossa atividade foi especialmente voltada também para os alunos como proposta para que a juventude seja incentivada a pensar de forma consciente sobre os direitos da mulher, contribuindo com um mundo mais justo e com igualdade de direitos”, enfatizou a gestora.

Programa M

Durante a ação, foi apresentada a metodologia de trabalho ‘Programa M’, um projeto desenvolvido pelo Instituto Promundo, desde 2022, no Rio de Janeiro, Pará e Amapá, com financiamento dos Países Baixos. A iniciativa busca o fortalecimento da Rede de Atendimento à Mulher e à Família, além de tratar de temas voltado para a conscientização dos homens sobre a violência de gênero. 

“Quando a gente trabalha a masculinidade entre os homens, do cuidado entre os homens, a gente consegue a construção de vínculos e consequentemente ajuda a se tornar um homem mais participativo em casa, na criação dos filhos e a ter menos tendência para propagar a violência”, disse a consultora internacional do Instituto Promundo, Luiza Tarune.

A ação contou ainda com participação da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Sandra Cardoso; da psicóloga, Kerolen Monteiro; da coordenadora do Projetos, Nelma Nunes; da assistente social, Patrícia Palheta, da advogada, Karen Monteiro; da representante da União dos Esteticistas do Amapá (UNIESAP), France Mira; da coordenadora pedagógica, Márcia Pinheiro, do coordenador pedagógico, Denny Loureiro, da representante da Comissão Intersetorial de Saúde (CISMU) Elza Lopes; e da coordenadora do Núcleo de Acolhimento às Mulheres Amapaenses Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexo (AMA LBTI), Simone de Jesus. 

A campanha ‘16 Dias de Ativismo – pelo fim da violência de gênero’ segue até domingo, 10. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!