Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá encerra programação da campanha Novembro Azul com ação de saúde no Cerpis

Consulta clínica com urologista, aferição de pressão arterial, auriculoterapia e exame de PSA foram alguns dos serviços ofertados pela Sesa durante a ação.

Por Paolla Gualberto
01/12/2023 15h22

Homens que aderiram à ação faziam o exame de PSA no local, todos recebem os resultados após quatro dias

Para finalizar a campanha Novembro Azul, que é dedicada a divulgar informações sobre a saúde do homem e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer, o Governo do Amapá preparou uma ação de saúde nesta sexta-feira, 1º, no Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares (Cerpis) com diversos serviços.

A ação contou com serviços de auriculoterapia, exame de PSA, consulta com urologista, palestra educativa, aferição de pressão arterial, teste rápido para HIV, sífilis, hepatite B e C, vacinação e uso da carteirinha de saúde do homem.

“Hoje, encerramos a campanha simbolicamente, porque ela é contínua e precisa ser reforçada durante todos os meses do ano. Durante novembro, nós desenvolvemos várias ações em alguns órgãos públicos, incentivando a busca pelo autocuidado a servidores e população em geral”, enfatiza o responsável técnico do Programa Estadual de Saúde do Homem, Roosevelt Pureza.

O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma glicoproteína produzida primariamente pelas células epiteliais da próstata. O exame é utilizado como um marcador de câncer de próstata, juntamente com o exame digital retal (toque prostático) para a detecção precoce do câncer de próstata. O procedimento de PSA é ofertado no Hospital de Clínicas Dr Alberto Lima (HCAL).

“É preciso criar uma rotina de saúde para o homem, onde ele entenda a importância dos exames preventivos. É preciso esclarecer também não só as características do câncer de próstata, mas de outras patologias que o homem possa ter. Hoje, as estatísticas apontam mais casos de câncer em homens acima dos 50 anos, então a prevenção e o diagnóstico precoce são importantíssimos nesse processo”, ressalta a urologista Roseana Gemaque.

No Amapá, a campanha iniciou com uma ação integrativa na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), voltada aos servidores e ao público que passava pelo local. As ações tem o objetivo de provocar debate acerca da importância do autocuidado e da realização de exames preventivos por parte do público masculino.

Para o químico industrial, George dos Santos, a linha de autocuidado precisa ser permanente e fazer parte da vida de todos os homens.

“Os cuidados precisam ser o ano inteiro, sou doador de sangue há 40 anos e aproveito para manter os exames sempre atualizados. Sempre me cuidei, independente de ter ou não casos de câncer ou outras doenças dentro da família,” afirma George.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Estima-se que sejam registrados no Brasil 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025.

Prevenção

A detecção precoce do câncer é importante para que o tumor seja detectado em fase inicial, e possibilitar maiores chances de um tratamento bem-sucedido.

Dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite são alguns dos sintomas do câncer de próstata. Na presença dos sinais e sintomas, é recomendado que se procure primeiramente as Unidades Básicas de Saúde, para os primeiros exames para, assim, ter um encaminhamento para a investigação do câncer de próstata com especialista.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!