Governo do Amapá celebra 74 anos de pioneirismo da Escola Estadual Antônio Cordeiro Pontes, em Macapá
Apresentações culturais marcam as comemorações da unidade que reúne mais de 800 alunos do ensino fundamental e médio.
O aniversário foi celebrado com apresentações culturais
O Governo do Amapá reuniu estudantes e educadores, nesta sexta-feira, 1º, para celebrar os 74 anos de história e pioneirismo na educação da Escola Estadual Antônio Cordeiro Pontes, que reúne atualmente mais de 800 alunos dos ensinos fundamental e médio, em Macapá.
A comemoração das mais de sete décadas de existência, coordenada pelo corpo docente em parceria pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), foi repleta de emoção e homenagens com atrações culturais e participação de ex-alunos de várias gerações que passaram pelo educandário.
Fundada em 1949, a escola foi uma das primeiras instituições educacionais do ex-Território Federal do Amapá, com foco no ensino profissionalizante, exclusivamente para homens.Antes de ostentar a nomenclatura atual, a unidade nasceu como Escola Profissional Getúlio Vargas, mas depois, também, passou a ser chamada de Escola Industrial de Macapá, Ginásio de Macapá (GM) e Escola Integrada de Macapá.
O professor Roberto Fernandes, de 61 anos, é ex-aluno da instituição e agora teve a oportunidade de retornar à escola como servidor. Para o profissional, a Escola Antônio Cordeiro Pontes ocupa um espaço ímpar na história do ensino amapaense, que merece ser celebrado.“Essa festa significa muito para comunidade escolar como um todo, porque são 74 anos de história, mais de sete gerações sendo formadas por essa escola que não tem só feito cidadãos, mas líderes também. Já fui aluno, então tenho uma honra e prazer enorme de estar aqui. Essa escola significou uma definição de rumo para mim. Fiz aqui o primeiro curso de formação técnica”, conta Fernandes.
Para tornar o dia ainda mais especial, a comunidade presente teve acesso a serviços sociais, como cortes de cabelo, atendimentos de massoterapia e sorteios de presentes, além do tradicional bolo de aniversário.A comemoração do aniversário de fundação também contou com o toque da Banda Marcial Oscar Santos, um dos maiores legados da instituição. Além disso, o evento recebeu estudantes para apresentações de música, dança e poesias.
Para a estudante Laís Marinho, de 17 anos, celebrar a história da escola é reconhecer e honrar os novos e antigos alunos.“É um momento de cultura e lazer com os estudantes muito importante. Sabemos da importância dessa escola e do vínculo que muitos têm com ela. Então esse evento é muito bom e também enaltece o respeito a história. Envolver educação e cultura é sempre muito importante”, afirmou a aluna.
Revitalização
Atualmente, a Escola Estadual Antônio Cordeiro Pontes passa por uma extensa obra de reforma e ampliação. O Governo do Amapá retornou os serviços após uma longa paralisação, e seguem para as etapas de finalização e acabamentos.
Estão sendo construídos laboratórios, auditório, reformas no telhado, forro, rede elétrica, esquadrias, muro, calçadas, iluminação e outros serviços. Um dos grandes destaques da obra é um espaço para celebrar a história da escola, com exposição de mobiliários antigos e uma retrospectiva da trajetória do ensino ginasial do Amapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!