Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Regularização Fundiária: Governo do Amapá realiza levantamento de informações em assentamento no Bailique

Equipes do Instituto Amapá Terras atualizam dados de moradores de seis comunidades do arquipélago.

Por Luan Rodrigues
01/12/2023 16h24

Servidores do Amapá Terras estão identificando novos moradores e atualizando dados das famílias do local

O Governo do Amapá realiza coleta de dados de moradores do assentamento Ilha do Brigue, no arquipélago do Bailique, distrito de Macapá. O trabalho também envolve o levantamento de características físicas do local, que reúne as comunidades de Macedônia, Igarapé do Meio, Jaranduba, Bom Jardim II, Aparecida e Igarapé Cortiço.

As ações seguem até quarta-feira, 6, e são voltadas para ações de regularização fundiária coordenadas pelo Instituto Amapá Terras, que realiza a recuperação de dados fundiários dos assentados, o cadastramento de novos beneficiários e o mapeamento das comunidades para o Cadastro Ambiental Rural (CAR), primeiro passo para obtenção da regularização ambiental de imóveis rurais.

Já existe uma Relação dos Beneficiários produzida durante a criação do assentamento, no entanto, com o passar dos anos, há a possibilidade das famílias terem crescido ou diminuído, por isso a necessidade de realizar a atualização. O trabalho também busca identificar famílias que passaram a morar e explorar a região, e que podem estar aptas para o cadastramento.

Recuperação de assentamento

Todo este trabalho irá resultar na construção do Projeto de Desenvolvimento e Recuperação do Assentamento (PDRA), que contém informações sobre quais tipos de exploração poderão ser feitos, como de açaí, camarão, peixes, óleos e outros. Quando o assentamento foi criado era necessário a formalização do Projeto de Desenvolvimento do Assentamento (PDA), porém, como não aconteceu a formalização na época, os assentamentos que não dispõem desse documento, necessitam da produção do PDRA.

Regularização fundiária

Além de possibilitar a construção do PDRA, a etapa de levantamento de dados viabiliza a atualização da Relação de Beneficiários, cadastro no CAR e, futuramente, a regularização dos assentamentos. Todas essas iniciativas, permitem que os assentados tenham mais segurança jurídica de suas terras e podendo acessar uma série de benefícios, como crédito rural, financiamento habitacional e aposentadoria rural.

Os assentamentos do arquipélago do Bailique são extrativistas, logo são assentamentos coletivos em que a regularização também se dará de forma comunitária e não de lotes individuais. A Cessão de Direito Real de Uso (CDRU), documento de regularização para o caso de assentamentos desse público, será feita de forma coletiva com todos os integrantes da Relação de Beneficiários de cada área.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!