Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá leva serviços de regularização fundiária para a 30ª Feira Agropesc

Técnicos do Instituto Amapá Terras tiram dúvidas e realizam o cadastro de proprietários rurais.

Por Luan Rodrigues
02/12/2023 20h00

Público da 30ª Feira Agropesc tirou dúvidas e abriu processo de regularização fundiária em estande do Amapá Terras

O Governo do Estado levou serviços sobre os processos de regularização fundiária para a 30ª Feira Agropesc, realizada no município de Amapá até este domingo, 3. Donos de imóveis rurais são atendidos pelas equipes do Instituto de Terras do Amapá (Amapá Terras) para cadastro e orientações.

Os técnicos estão utilizando o Sistema de Cadastro de Regularização Fundiária (Sicarf) de maneira 100% virtual. Mesmo com o processo todo on-line, o diretor-presidente do Amapá Terras, Reneval Tupinambá, pontua que a presença da equipe na feira, ajuda produtores rurais da região a tirarem dúvidas em relação aos procedimentos de regulação fundiária, como documentos necessários, trâmite a ser seguido, entre outras questões, evitando que eles se desloquem até Macapá para ter esse contato direto.

"É uma orientação do Governo do Estado, levar todo e qualquer atendimento e facilitar o acesso à população. Produtores rurais da Região dos Lagos, não só de Amapá, como os que moram em Calçoene, Pracuúba e Tartarugalzinho, aproveitaram esse período para fazer a abertura de seus processos", destacou Tupinambá.

Sistema de cadastro

O Sicarf é utilizado para a tramitação de processos de regularização fundiária, desde a entrada do pedido até a expedição dos títulos de domínio dos imóveis rurais às famílias.

Além de trazer mais agilidade nos procedimentos, o sistema também oferece o módulo off-line, para realizar cadastros mesmo sem acesso momentâneo a internet, mas antes é necessário que o usuário instale o sistema em um computador.

Agropesc 2023

Em 2023, o tradicional evento busca fortalecer a economia da Região dos Lagos, onde vivem mais de 35 mil pessoas, nos municípios de Amapá, Calçoene, Tartarugalzinho e Pracuúba, cidades conhecidas pelo potencial agropecuário. 

A feira conta com gastronomia, empreendedorismo, exposição e venda de animais, além de ações voltadas para a agricultura familiar. O evento levou ainda oficinas e cursos do setor primário para aprimorar o conhecimento da comunidade acadêmica. Outro diferencial são as ações sociais voltadas às pessoas atingidas pela estiagem na região.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!