Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Paratleta amapaense é convidado para aperfeiçoar habilidades esportivas no Camping Escolar Paralímpico, em São Paulo

Emanuel, de 14 anos, foi um dos destaques das Paralimpíadas Escolares 2023.

Por Da Redação
05/12/2023 10h02

Emanuel terá a oportunidade de participar de treinos de alta performance

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convidou o paratleta de tênis de mesa Emanuel da Silva, do município de Laranjal do Jari, para participar do Camping Escolar Paralímpico, que acontece em 2024, na capital paulista. O projeto tem como objetivo selecionar, condicionar, treinar e acompanhar cerca de 150 atletas que se destacaram nas Paralimpíadas Escolares 2023. O Amapá obteve 56 medalhas na competição. 

Emanuel tem 14 anos e é aluno do Centro Educacional Welber Eimer Quemel Gonçalves, administrado pela Prefeitura de Laranjal do Jari, e competiu nas Paralímpiadas Escolares, conquistando duas medalhas, prata no individual e bronze em dupla, com um paratleta do Maranhão. 

Antes do convite, a Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel) garantiu ao adolescente oportunidades de aperfeiçoar as técnicas com atletas profissionais da Seleção Amapaense de Tênis de Mesa, no Centro de Treinamento de Alto Rendimento, no bairro Buritizal.  Emanuel está feliz com a novidade de crescer dentro da modalidade que escolheu para seguir. 

“Na hora que eu ganhei a medalha de prata, eu fiquei feliz porque eu nunca tinha competido com jogadores com condições de igualdade. Agora, estou muito empolgado com as oportunidades que estão surgindo. Vou tentar aproveitar tudo, porque, quando estou jogando, eu esqueço a cadeira de rodas e só me concentro na bola. O tênis de mesa está me dando essa chance e eu vou aproveitar, e eu vou ser campeão!”, avaliou o menino. 

A primeira fase do Camping acontecerá de 5 a 11 de fevereiro e a segunda fase será realizada entre 1º e 9 de julho. Os jovens passarão por testes, avaliações e treinos especializados para melhorar sua performance, além de palestras com técnicos do CPB.

“O Emanuel se destaca pela determinação e empenho. Ele ganhou o campeonato municipal, mas não praticava profissionalmente o tênis de mesa. Nesse treinamento, ele aprendeu técnicas especiais com outros atletas, merece essa oportunidade e reconhecimento por parte do CPB”, explica o secretário de Estado do Desporto e Lazer, Rudney Cunha.

A mãe de Emanuel, Benedita Ferreira. conta que sente muito orgulho pelas conquistas do filho. 

“É uma alegria muito grande, a gente confiar e acreditar no potencial dele e primeiramente em Deus. E agradecer ao professor Hamilton, claro!”, concluiu emocionada.

Destaque nas Paralimpíadas 

Das 56 medalhas conquistadas por amapaenses nas Paralimpíadas Escolares, sete foram obtidas por jovens de Laranjal do Jari.  O professor Hamilton Barbosa, que treina Emanoel, destacou o objetivo de oportunizar aos paradesportistas novos espaços onde eles possam desenvolver as suas habilidades.

“A Prefeitura de Laranjal do Jari e o Governo do Amapá vêm dando muito suporte, com isso, trouxemos três paratletas do Jari e juntos, eles já ganharam 7 medalhas”, comemorou.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!