Governo do Estado orienta mulheres indígenas sobre combate à violência doméstica e de gênero
A ação foi realizada no município do Oiapoque, durante a Assembleia Geral da Associação de Mulheres Indígenas em Mutirão.
O encontro teve como objetivo discutir políticas públicas das mulheres indígenas
Como parte da campanha dos ‘16 Dias de Ativismo', o Governo do Estado levou para as mulheres da aldeia Kuahi, no município de Oiapoque, ações de conscientização sobre o combate à violência doméstica e de gênero. As orientações aconteceram durante a Assembleia Geral da Associação de Mulheres Indígenas em Mutirão (Amim).
O encontro ocorreu de 1º a 3 de dezembro e abordou políticas públicas voltadas às mulheres indígenas, com debates sobre temas como os impactos das mudanças climáticas no dia a dia dessa população.
Na ocasião, a coordenação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Oiapoque participou da mesa temática de enfrentamento e prevenção à violência contra as mulheres indígenas’. O Cram é vinculado à Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (Sepm).
A coordenadora do Cram Oiapoque, Nátane Oliveira, destacou as ações da Rede de Atendimento à Mulher (RAM), que é composta por órgãos públicos e movimentos sociais e reúne serviços para retirar a mulher do ciclo de violência, como capacitação e resgate da autoestima financeira.
“As mulheres indígenas interagiram com perguntas a respeito das tipificações de violência, sobre a Lei Maria da Penha e também sobre os atendimentos desenvolvidos pelo Cram Oiapoque”, disse a coordenadora.
Outro ponto relevante foi a apresentação da assistência que é feita através dos serviços do centro de Oiapoque durante as ações no município, nas comunidades tradicionais, quilombos e aldeias indígenas.
A estudante indígena e artesã, Nina Planfort, de 25 anos,destacou a importância das informações chegarem à terra indígena.
“Gostei muito que falaram sobre o combate a violência é importante como deve ser o tratamento com a mulher indígena, pois sou jovem e é muito bom saber disso”, comentou a estudante.
Participaram do encontro, a coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena Amapá e Norte do Pará, Simone Karipuna; a coordenadora do Cram Oiapoque, Nátane Oliveira, que representou a secretária de Estado de Políticas para Mulheres, Adrianna Ramos; a assistente social, Solange Magalhães; a representante da Funai Amapá, Maria Alice; e a presidente da Amim, Janina dos Santos Forte.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!