Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Batalhão de Força Tática da Polícia Militar celebra 6 anos com ações solidárias e operação policial

Unidade especializada atua na linha de frente em ações de gerenciamento de crises e outras situações mais arriscadas.

Por Marcelle Corrêa
06/12/2023 16h18

Nesta quarta-feira, 6, os militares receberam a imprensa para falar sobre o trabalho policial e a relação, mídia e segurança pública

Com uma programação que agrega, ações de saúde, doação de sangue, solidariedade e segurança para população, o Batalhão de Força Tática da Polícia Militar (PM) está celebrando 6 anos de existência na corporação. Atualmente com 115 policiais militares, sendo 16 mulheres, a unidade especializada atua na linha de frente contra a criminalidade, atendendo ocorrências que envolvem gerenciamento de crises e outras situações mais arriscadas, em todo o estado. 

A comemoração do aniversário de fundação da unidade da PM, que iniciou na última segunda-feira, 4, com ações de saúde para servidores e militares da Força Tática, teve prosseguimento nesta quarta-feira, 6, com um “bate-papo” com profissionais da imprensa para falar sobre o trabalho policial e a importância da relação entre mídia e segurança pública, através da palestra: "Desconstruindo mitos sobre a atividade policial”.

Nesta quinta-feira, 7, as ações continuam, pela manhã, com os "taticanos" seguindo em comitiva para doação conjunta de sangue no Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap). Logo após a ação no hemocentro, as atividades se concentram no prédio do batalhão com a distribuição de alimentos para mais de 120 famílias.

"A campanha durou um mês e tínhamos a expectativa de arrecadar uma tonelada de alimentos, para atender as famílias dos nossos alunos dos projetos sociais, que reúne mais de cem famílias. Porém, tivemos tanto êxito nas doações que conseguimos e alcançamos cerca de duas toneladas para serem doadas. O excedente entregaremos a instituições sociais para que garantam o alimento na mesa de quem precisa", disse o capitão da Força Tática, Alanjocer Lopes.

No sábado, 9, a programação segue com uma mega operação, com policiamento preventivo e ostensivo, que será realizada na Região Metropolitana de Macapá, que além da capital integra os municípios de Santana e Mazagão.

Dados

Durante estes 6 anos de atividades, a Força Tática da PM tem destaque expressivo no combate à criminalidade e na qualificação de policiais.

Somente em 2023, de janeiro a outubro, foram contabilizadas mais de 1,8 mil porções e cerca de 22 quilos de entorpecentes apreendidos pelos policiais. Também foram efetivadas mais de 60 prisões, a maioria foragidos da Justiça e apreendidas 24 armas de fogo.

Outro dado importante são ocorrências que envolvem carros e motos furtados e/ou roubados. Neste período, a Força Tática recuperou 16 veículos, após ações policiais.

"O Batalhão de Força Tática, tem papel fundamental no sistema de segurança pública, uma vez que combate diretamente grupos criminosos e todas as atividades ilícitas que envolvem o comércio ilegal de substâncias e outros afins. Nosso objetivo principal é sempre defender o cidadão de bem do nosso estado", frisou o capitão. 

Novo prédio

Em junho deste ano, o Governo do Amapá entregou um prédio totalmente revitalizado, moderno e estruturado na Zona Sul de Macapá, para atender às demandas dos militares que atuam no Batalhão da Força Tática, como parte da política de reestruturação da segurança pública, reforçando o atendimento de defesa do cidadão.

Possibilitado pela nova arquitetura do prédio, nos últimos cinco meses, o batalhão passou a atender ainda, mais de cem crianças e adolescentes através dos projetos sociais de capoeira e judô.

História

O 10º Batalhão da Polícia Militar do Amapá nasceu em 2010, quando a então Companhia Independente de Radiopatrulhamento Motorizado (CRPM), criada em 2008, foi alçada ao posto de batalhão, sendo chamado de Batalhão de Radiopatrulhamento Motorizado (BRPM).

Em 2017, a Polícia Militar alterou o nome para Batalhão de Força Tática, tendo como principal função o patrulhamento tático, que é uma ação de caráter mais enérgico e especializado, dotado de efetivo com treinamento específico.

O 10º BPM recebeu o nome de “Cadete PM Ralkeny Nascimento dos Santos” (decreto estadual nº 3022/2013), em homenagem ao militar que serviu na unidade em 2011, considerado um profissional exemplar e dedicado. Em 2012, ele iniciou o Curso de Formação de Oficiais e acabou falecendo no ano de 2013, com apenas 25 anos, vítima de um tiro acidental.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!