Governo do Amapá inicia 5ª Conferência Estadual Extraordinária de Educação
Edição reúne representantes do etordos 16 municípios para uma discussão em relação à educação amapaense.
Durante o encontro, serão elaboradas metas e ações que serão apresentadas na Conferência Nacional de Educação
O Governo do Amapá iniciou a 5ª Conferência Extraordinária de Educação 2023 (Coned/AP), na quarta-feira, 5. O encontro reúne secretários de educação, gestores, professores e estudantes dos 16 municípios do Amapá para discutir sobre o cenário político-educacional amapaense e aprovar propostas que auxiliem no processo de desenvolvimento educacional de todo o estado.
Em 2023, o evento aborda o‘Plano Nacional de Educação 2024-2032: política de estado para a garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável’. Outro tema abordado é o panorama da política educacional que está em vigência no Brasil.
Durante o encontro, serão elaboradas metas e ações que serão apresentadas na Conferência Nacional de Educação, que acontece em Brasília, em janeiro de 2024 e poderão compor o novo Plano Nacional de Educação (PNE) que será aprovado pelo Congresso Nacional Brasileiro para vigência no período de 2024-2032.
O governador em exercício, Teles Júnior, destacou a importância desse debate amplo para o fortalecimento da educação aqui no Amapá.
“Nós precisamos reinventar as políticas públicas, ter a capacidade de inovar e esse momento vai nos ajudar muito. Todos os cenários educacionais têm que estar postos nessas discussões”, frisou Teles.
As comitivas municipais que estão participando da conferência estadual fizeram as inscrições durante os fóruns municipais que aconteceram ao longo do ano em cada município, e que debateram os anseios e metas a serem cumpridas por cada rede de ensino municipal e foram trazidas para o debate estadual.A secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, pontuou esse momento de debate geral das propostas de todos os municípios para a criação de propostas únicas e consolidadas.
“É daqui que sairão nossas propostas para o debate nacional, todas as pessoas aqui presentes irão discutir o que de melhor e mais necessário a educação amapaense precisa. Ouvir cada agente educacional é de grande importância para esse momento “, detalhou Sandra.
Fórum Estadual de Educação
A conferência é coordenada pelo Fórum Estadual de Educação, que este ano promove a discussão entre eixos para que sejam aprovadas propostas voltadas a temáticas como: regime de colaboração; acesso permanência e conclusão; educação, direitos humanos, inclusão e diversidade; gestão democrática; valorização de profissionais da educação; financiamento público da educação pública e biodiversidade o desenvolvimento socioambiental sustentável.
O coordenador do fórum de educação, Aildo Santos, afirma que as ações traçadas através desta conferência serão necessárias para o desenvolvimento de um plano de educação mais abrangente.
“Este é o momento que acolhemos os anseios e necessidades que estão presentes na nossa educação, então essa conferência escuta quem planeja, vive a educação e quem a representa acredito que daqui sairão propostas que pensarão na educação como um todo”, disse o coordenador.
Programação
A programação acontece no Centro Diocesano de Macapá e ofertará durante os próximos dias palestras, plenárias, exposições, além de apresentações culturais.
A comissão também realizará a eleição dos delegados representantes do conselho responsável pela Conferência e votarão na escolha da destinação de emendas importantes para a educação. O encerramento está marcado para a quinta-feira, 7, às 19h30.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!