Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

16 Dias de Ativismo: Governo do Estado realiza ação de conscientização para homens em Oiapoque

A ação envolveu homens com medidas protetiva e contou com o apoio do poder judiciário do município.

Por Alice Palmerim
06/12/2023 23h00

Homens com medidas protetivas foram conscientizados com a ação

O município de Oiapoque, fronteira do Brasil com a Guiana Francesa, recebeu a ação "Laço Branco" pelo fim da violência contra as mulheres, que foi realizada pelo Governo do Estado nesta quarta-feira, 6, no auditório do poder judiciário da comarca da cidade.

Homens com medidas protetivas foram conscientizados pela equipe técnica do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), que abordou as tipificações da violência, a Lei Maria da Penha, além de divulgar os serviços da unidade que acolhe mulheres em situação de violência.

A secretária de Políticas para Mulheres, Adrianna Ramos, destacou que os homens são parte importante no processo de conscientização.

"Envolver o público masculino, que tenha praticado algum tipo de violência contra as mulheres e que, passam por um processo de reconstrução pessoal e até de seus relacionamentos, é uma maneira de fazê-los perceber o que causaram e fazerem os mesmos se engajarem nesta causa da não violência. E que, o respeito acima de tudo, é o que o ser humano e especialmente as mulheres, desejam", reforçou a gestora.

A ação do "Laço Branco" está inserida na campanha dos "16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência". A ideia é encorajar homens a se manifestarem contra a violência de gênero, assumindo um compromisso público de não praticar nem tolerar a violência contra as mulheres.

De acordo com a juíza Simone Moraes, cerca de 60% dos casos que estão na 8ª Vara Criminal de Oiapoque são de violência contra as mulheres, dentre os casos estão lesão corporal, ameaças, vias de fato e feminicídio.

Os servidores do judiciário de Oiapoque também foram orientados sobre as tipificações da violência que são violência física, patrimonial, psicológica, sexual e moral. O oficial do gabinete militar, Uescle Costa, falou da importância do momento.

"Essa ação do 'Laço Branco' vem contribuir para a mudança de mentalidade, principalmente dos ribeirinhos, com o intuito de proteção das mulheres. Principalmente para levar essa conscientização para lugares mais distantes como comunidade ribeirinhas e quilombolas", ressaltou Costa.

Conexão Reflexivas

Desde junho de 2023, a Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPM) em parceria com o Tribunal de Justiça, desenvolvem o projeto "Conexão Reflexivas", com o objetivo de diminuir a reincidência da violência contra a mulher, principalmente dentro de casa.

A iniciativa tem como alvo homens com restrição por medida protetiva ou que tenham sido denunciados. De acordo com um dos idealizadores do projeto, o psicólogo Bruno Steffen, o grupo é uma importante oportunidade porque não se trata apenas da ressocialização, mas do autoconhecimento.

"O objetivo é promover um espaço de reflexão sobre as ações e, assim, entenderem sobre as responsabilidades e reais consequências dos seus atos", frisou Steffen.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!