Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Retrospectiva 2023: ‘Operação Dr. Teles’ atendeu 350 pacientes do HE com tratamento em casa

Ação faz parte das medidas adotadas pelo Governo do Amapá para desafogar os atendimentos nas unidades hospitalares.

Por Andreza Teixeira
29/12/2023 15h00

Equipe multiprofissional realiza o acompanhamento diário dos pacientes

Desde janeiro, o Governo do Amapá implementa medidas emergenciais para desafogar os atendimentos nas unidades hospitalares. Entre as ações, está a Operação Dr. Teles, que oferece tratamento em casa a pacientes do Hospital de Emergências de Macapá (HE). Em 2023, o projeto alcançou 350 pessoas até recuperação definitiva. 

O programa seleciona pessoas que deram entrada no HE apresentando casos de baixa complexidade e com maior probabilidade de alta hospitalar. A partir da triagem feita pela equipe médica, o paciente recebe um plano terapêutico, que será executado ao longo do tratamento. 

O projeto conta com uma equipe multiprofissional formada por médicos, técnicos em enfermagem, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas e psicólogos. O Governo do Estado também disponibiliza aos pacientes toda a medicação e insumos para os procedimentos. A assistência é diária, com prontuários atualizados pelo HE.

“Além de tratar a pessoa no conforto do seu lar, a Operação Dr. Teles desafoga os corredores do hospital e libera leitos para situações mais graves, que necessitam de assistência permanente do HE”, destacou a secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli.

Entre os serviços, estão a administração de medicamentos injetáveis e de via oral; orientação sobre o horário e posologia de remédios; realização de exames laboratoriais; aferição de sinais vitais; curativos; orientações sobre hidratação oral e dieta; além de oferta de suporte nutricional, quando necessário.

A dona de casa Eliana Santos, de 59 anos, é uma das pacientes que foram acompanhadas pelo programa. Ela  deu entrada no HE por complicações da diabetes e, após passar alguns dias internada, foi admitida pelo projeto.

"Recebi toda atenção possível no conforto do lar e isso fez toda a diferença para a minha recuperação. Em casa, tive mais ânimo para seguir meu tratamento e, com o acompanhamento da equipe, ganhei alta antes do que eu esperava", detalhou Eliana.

O cozinheiro Marcos Batista também foi uma das pessoas atendidas pela Operação Dr. Teles. Ele considera que voltar para casa e ainda receber todos os cuidados necessários por uma equipe especializada foi de extrema importância.

"Eu achei maravilhoso! É mais confortável estar em casa. No hospital, ficava sem a família por perto e sem nada pra fazer. Aqui fico mais à vontade e até mais feliz, mesmo doente", completou Batista.

Investimentos

Desde janeiro, o Governo do Amapá já investiu R$ 1,7 bilhão na saúde pública. Somente no HE, já são mais de 80 espaços reformados e ampliados, entre ambientes como enfermarias, ambulatórios clínicos, banheiros, sala de medicação, sala vermelha, sala de curativos e posto de enfermagem. O prédio também teve todo o telhado trocado por um novo.

Os serviços realizados na estrutura do HE trouxeram mais conforto para quem está nas enfermarias. Entre as primeiras mudanças significativas realizadas em janeiro, está a instalação de 45 centrais de ar, de novas janelas e bebedouros.

Dr. Teles

O nome do programa homenageia Antônio Pinheiro Teles, médico que fundou o Serviço de Nefrologia e a Residência Médica no Amapá. O profissional era conhecido pela proximidade com os pacientes e dedicou boa parte de sua vida a cuidar da saúde da população amapaense.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!