Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá promove curso para estimular autonomia financeira de mulheres em Laranjal do Jari

Iniciativa, coordenada pela Secretaria de Políticas para Mulheres, garante capacitação para vítimas de violência.

Por Alice Palmerim
14/12/2023 14h03

Durante dois dias as participantes aprenderam a produzir enfeites natalinos com utilização de garrafas descartáveis

O Governo do Amapá promoveu uma capacitação de enfeites natalinos com utilização de garrafas descartáveis para mulheres em situação de violência em Laranjal do Jari. O curso foi realizado no Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), que atende a região Sul do estado.

A oficina de dois dias, que encerrou, nesta quinta-feira, 14, teve como objetivo ampliar os conhecimentos, habilidades e estimular o empoderamento, principalmente, das mulheres que estão saindo do ciclo de violência e para pessoas que ainda dependem financeiramente de seus parceiros.

A secretária de Políticas para Mulheres do estado, Adrianna Ramos, destacou que esse tipo de iniciativa empodera o público feminino, que passa a vislumbrar uma oportunidade de crescimento pessoal.

“O Governo do Estado trabalha através da Secretaria de Políticas para Mulheres para estimular o empreendedorismo feminino e qualificação profissional, além de promover o bem-estar emocional que esse tipo de atividade proporciona”, pontuou a secretária.

Novas oportunidades

A ideia da capacitação é ampliar os conhecimentos e possibilidades para que as vítimas de violência possam alcançar a independência financeira através de uma nova fonte de renda, além de reduzir o impacto ambiental de garrafas plásticas no meio ambiente.

A psicóloga, Graciara Mendonça, que acompanha as atividades que são desenvolvidas pelo Cram às mulheres em Laranjal do Jari, explica que o curso também é um importante auxílio no combate às doenças emocionais.  

“Sabemos que quando as mulheres passam pelo processo de violência, elas desenvolvem doenças emocionais, e esse tipo de atividade que é o artesanato, ajuda a sair dos ‘pensamentos ruins’. Observo de perto o trabalho que é feito com as acolhidas e elas se sentem motivadas a mudar de vida, isso é muito bom”, destaca a psicóloga.  

Renda no fim de ano

Com a aproximação das festividades de fim de ano, as lembrancinhas natalinas produzidas pelo grupo de mulheres são cada vez mais procuradas, não apenas por sua beleza, mas também pelo significado por trás de cada peça.

De acordo com a técnica da SEPM, Cristiana Oliveira, a atividade ajuda a transformar vidas. “Estamos aqui em Laranjal do Jari para oferecer uma oficina para nossas acolhidas através de material reciclável, transformando o que iria prejudicar o meio ambiente em oportunidade de geração de renda e um momento terapêutico para elas”, disse a técnica.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!